1962

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1962 (Associação Paulista de Críticos de Artes): lris Bianchi (categoria "Solista"), Trio Fritz Jank (Fritz Jank, piano; Gino Alfonsi, violino; e Calixto Corazza, violoncelo) (na categoria "Conjunto de câmara"), Dinorá de Carvalho (na categoria "Prêmio especial"), Eudóxia de Barros (dentre outros, na categoria "Menção honrosa"). A obra "Concerto para piano e órgão" de compositor não informado, foi premiada na categoria "Obra sinfônica".

25 de janeiro. Souza Lima sola e rege a 1ª Fantasia brasileira, de Francisco Mignone, com a Orquestra Sinfônica Municipal. [acesse aqui o programa]

8 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

12 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

15 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

23 de fevereiro. O Quarteto de Cordas Municipal, formado por Alfonsi, Schaffman, Oelsner e Corazzar, Lothar Gebhardt (violino) e Fritz Jank (piano) solam o Concerto Op.21 para piano, violino e quarteto de cordas, de Chausson. TMSP. 

1º de março. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven (último recital do ciclo), com as sonatas No.19, No.6, No.11, No.15 e No.32. TMSP.

4 de março. Recital do Quarteto de Cordas Municipal, Lothar Gebhardt (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

15 de março. Recital de Aida Stephany Hovnanian (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

2 de abril. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

Abril (talvez dia 6). Eudóxia de Barros sola o Concerto No.1 [talvez tenha sido o Concerto No.2] de Camargo Guarnieri com orquestra e regente não-identificados. São Paulo.

24 de abril. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa] [acesse aqui outro exemplar do programa]

27 de abril. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

28 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

30 de abril. Recital de Friedrich GuIda com obras de Bach. TMSP.

2 de maio. Recital de Friedrich GuIda com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga, e 5 Prelúdios e fugas de O cravo bem temperado Vol.2), Haydn (Fantasia em dó maior e Sonata em mi bemol maior), Camargo Guarnieri (Dança negra), Debussy (5 Prelúdios e Suite pour le piano). TMRJ. 

5 de maio. Jacques Klein sola o Concerto em mi maior (referenciado como "No.11") de Bach e o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

7 de maio. Recital de Hans Richter-Haaser com obras de Beethoven (Sonatas No.12, No.6, No.17, e No.30). TMRJ. 

11 de maio. Recital de Luís Alberto de Sousa Tomaszéck (aos 11 anos) com obras de Bach (3 peças), Mozart (Sonata No.16), Villa-Lobos (A mão direita tem uma roseira, A pobrezinha sertaneja, O saci), Beaumont, Schumann, Tchaikovsky e Luís Alberto de Sousa Tomaszéck (A bailarina da caixinha de música, Dança húngara, Prelúdio No.1, Prelúdio em forma de marcha, Prestissimo, Tema com variações, Tema de sonatina, Improviso em ré menor, Improviso em dó menor, Estudo "Jorros d'água"). Clube Ponta-grossense, Ponta Grossa, PR.

17 de maio. Recital de Pierre Fournier (violoncelo) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de maio. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano) com obras de Brahms (Quarteto de cordas No.3) e Henrique Oswald (Quinteto Op.18 para piano e quarteto de cordas). TMSP.

26 de maio. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

27 de maio. Maria Francisca de Albuquerque Gonçalves de Pinho sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

29 de maio. Recital de Anna Stella Schic. TMSP.

1º a 17 de junho. É realizado o III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano). Entre as peças das eliminatórias, estavam incluídas as obras dos seguintes compositores brasileiros: Camargo Guarnieri (Lundu), Claudio Santoro (Sonata No.3), Francisco Mignone (Dança do botocudo), Fructuoso Vianna (Corta-jaca), Henrique Oswald (Estudo No.1), Lorenzo Fernandez (Três Estudos em forma de sonatina), Souza Lima (Prelúdio No.5), e Villa-Lobos (Festa no sertão). Entre os concertos para piano e orquestra das provas finais, estavam incluídos os seguintes compositores brasileiros: Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Claudio Santoro e Francisco Mignone. Júri: Alexander Sienkiewicz (presidente), Anna Stella Schic, Arnaldo Estrella, Eurico Nogueira França, Souza Lima, Grace Ward Lankford, Pantscho Wladigeroff, Jacques Février, József Gát, Joseph Weingarten, Rodolfo Caporalli, Zbigniew Drzewiecki, Josef Palenicek, e Yakov Zah. 1º lugar: Bernard Ringeissen; 2º lugar: Czilla Szabó e David Wilde (empatados); 3º lugar: Arthur Moreira Lima, Alberto Gimenez e Thérèse Castaing (os 3 empatados); 4º lugar: Anton Dikov; 5º lugar: Alberto Colombo; 6º lugar: Martha Sosinska; 7º lugar: Dale Bartlett; 8º lugar: Eugenia Hyman; 9º lugar: Remo Remoli. TMRJ

1º de junho. Concerto inaugural do III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano). Jacques Février sola o Concerto para a mão esquerda, de Ravel, com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Eleazar de Carvalho

3 de junho. Lina Maria de Castro Lôbo sola o Concerto para a mão esquerda, de Ravel, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

9 de junho. Maria Regina de Vasconcellos sola o Concerto em ré maior de Haydn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de junho. Clotilde Mafalda Pereira Carneiro sola o Concerto No.21 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

13 de junho. Anna Stella Schic sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Roberto Schnorrenberg. TMRJ.

16 de junho. Concerto de encerramento do III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano). Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de junho. Recital de Bernard Ringeissen, vencedor do III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano), com obras de Bach-Liszt, Chopin, Ravel (Gaspard de la nuit). De bis, foram interpretadas obras de Villa-Lobos (Festa no sertão), Rameau e Chopin. TMRJ.

20 de junho. Recital de João Carlos Martins. TMSP.

22 de junho. Recital de Therèse Castaing ("laureada no 3º Concurso Internacional de Virtuosidade") com obras de Bach (Toccata em ré maior), Brahms (Variações sobre um tema de Paganini, 2º caderno), Bartok (Suíte Op.14), Liszt (Sonata). Auditório do Palácio da Cultura, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

23 de junho. Rodolfo Caporali sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de junho. Recital de Jacques Février com obras de Debussy (12 Prelúdios do 1º caderno, Estampes completas, Images completas, 2 Estudos, e L'Isle joyeuse). De bis, foram interpretadas peças de Debussy, e Milhaud (Corcovado, de Saudades do Brasil). TMRJ.

27 de junho. Recital de Rodolfo Caporalli com obras de Cimarosa, Platti, Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.18), Casella (11 peças infantis), Chopin. De bis, foram interpretadas obras de Beethoven, Chopin e Schubert. TMRJ.

30 de junho. Iris Bianchi sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

4 de julho. Recital de Maria Clodes Jaguaribe Dhority. TMSP.

7 de julho. Odette de Faria sola o Concerto de Rimsky-Korsakoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

9 de julho (ou junho). Alberto Gimenez sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

13 de julho. Fritz Jank sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

14 de julho. É apresentado o Concerto No.1 de Tchaikovsky com solista não-identificado, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

15 de julho. Fritz Jank sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

15 de julho. Jacques Klein sola o Concerto em ré maior de Haydn com a Orquestra de Câmara da Rádio MEC sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

16 e 17 de julho. Provas finais do III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil (Piano, Violino e Canto) (que não deve ser confundido com o III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, realizado no mesmo ano). Júri do concurso de piano: José Siqueira (presidente), Arnaldo Estrella, Francisco Mignone, Aloysio de Alencar Pinto, Oriano de Almeida, João de Souza Lima, Arnaldo Rebello, Ilara Gomes Grosso, Arthur Kauffman. 1º lugar: Sonia Goulart; 2º lugar: Miriam Ciarline Marinho de Souza; 3º lugar: Sônia Maria Vieira. TMRJ. [acesse aqui o livro de candidatos]

20 de julho. Souza Lima sola a 1ª Fantasia brasileira de Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência do compositor. TMSP. [acesse aqui o programa]

22 de julho. Souza Lima sola a 1ª Fantasia brasileira de Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência do compositor. TMSP. [acesse aqui o programa]

26 de julho. Recital de Alberto Jaffé (violino) e Daisy de Luca (piano). Auditório do Conservatório de Música de Pelotas (RS).

29 de julho. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

31 de julho. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Liszt (Sonata), Beethoven (Sonata No.23), Chopin (Sonata No.2). TMRJ.

1º de agosto. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Brahms; Noites nos jardins de Espanha, de De Falla; e Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

2 de agosto. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Beethoven (32 Variações em dó menor), Brahms, Prokofieff (Sonata No.7), Debussy, Rachmaninoff, Chopin (4 peças). TMRJ.

3 de agosto. Sebastian Benda sola a Konzertstück, de Weber, e o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

5 de agosto. Sebastian Benda sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

5 de agosto. Leila Regina Kfouri sola a Fantasia húngara de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

12 de agosto. Arthur Moreira Lima sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

13 de agosto. Witold Malcuzynski sola o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

14 de agosto. Recital de Sergei Dorensky com obras de Beethoven (Sonatas No.20 e No.32), Chedrine, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Chopin (8 peças). TMRJ.

16 de agosto. Recital de Maria Clodes com obras de Beethoven (Sonata No.30), Schumann, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Haydn (Sonata em lá bemol maior), Chopin (Sonata No.2). TMRJ.

17 de agosto. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Daniel Sternefel. TMRJ.

18 de agosto. Rosana Martins sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de H. J. Koellreuter. TMRJ.

20 de agosto. Recital de Sergei Dorensky com obras de Beethoven (Sonatas No.12 e No.31), Shostakovch (5 Prelúdios), Camargo Guarnieri (Dança negra), Liszt (3 peças), Debussy (3 peças). TMRJ.

25 de agosto. Heitor Alimonda sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Carlos Chavez. TMRJ.

27 de agosto. Alberto Jaffé (violino) e Daisy de Luca (piano) interpretam a Sonata para violino e piano, de Debussy. O trio formado por Daisy de Luca (piano), Alberto Jaffé (violino) e Sílvio Oliani (trompa) interpreta o Trio Op.40 de Brahms. Daisy de Luca e Gilberto Tinetti (dois pianos) interpretam a Dança de negra, de Camargo Guarnieri. Daisy de Luca e Gilberto Tinetti (dois pianos) e Ernesto de Luca (percussão) interpretam a Sonata para dois pianos e percussão de Bartok. TMRJ.

29 de agosto. Recital de Sergei Dorensky com obras de Beethoven (Sonata No.12), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Camargo Guarnieri (Dança negra), Shostakovich (3 Prelúdios), Chedrine, Liszt (3 peças), Chopin (7 peças). Este recital foi transmitido pela Rádio MEC. TMRJ.

31 de agosto. Recital de Fou Ts'Ong. TMSP.

4 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Diogo Pacheco tendo como solista Jocy de Oliveira. TMSP.

4 a 14 de setembro. Realização do 3º Concurso Internacional de Piano na Bahia, organizado pela Associação Baiana de Arte. Júri: Norma Appel Bojunga, Aloysio de Alencar Pinto, Oriano de Almeida, Margarida Valente, Cyro Brizzola, Henry Jolles, Herminia Roubaud. 1º lugar: João Carlos Assis Brasil (que obteve uma bolsa da estudos em Paris); 2º lugar: Carlos Gregório; 3º lugar: Hamilton Teixeira de Godoy [Amilton Godoy]; 4º lugar: Maria Beatriz Teixeira Leite; 5º lugar: Breno Lucena Marques de Sá. Dos candidatos baianos, Maria Eugênia Lira foi a melhor colocada, e recebeu uma bolsa de estudos na Europa, oferecida pelo governo do Estado. Auditório da Reitoria da Universidade da Bahia, Salvador (BA). [acesse aqui o livro de candidatos]

4 de setembro. Concerto inaugural do 3º Concurso Internacional de Piano na Bahia (ver acima). Norma Appel Bojunga solou o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica da Reitoria da Universidade da Bahia, sob regência de H. J. Koellreutter. Auditório da Reitoria da Universidade da Bahia, Salvador (BA). 

5 de setembro. Recital de Lêda Coelho de Freitas (soprano) e Fructuoso Vianna (piano) interpretando canções de Fructuoso Vianna: Madrigal, Seis canções trovadorescas, Sonâmbula, Desencanto, Sabiá, Sem-fim, Toada No.3, Peregrinos de Joazeiro, Un ami e When we two parted. Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

7 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Daniel Sternefel. TMRJ.

11 de setembro. Festival Debussy - concerto inteiramente dedicado a suas obras. Maria Vischnia (violino) e Souza Lima (piano) interpretam a Sonata para violino e piano. O Quarteto de Cordas Municipal interpreta o Quarteto Op.10. O recital foi precedido de uma palestra de Caldeira Filho intitulada "Debussy e seu momento histórico". TMSP. [acesse aqui o programa]

 

12 de setembro. Apresentação do The Modern Jazz Quartet. TMRJ.

13 de setembro. Recital de Cannela Saghy (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

20 de setembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Chopin (12 Prelúdios e Scherzo No.3). Teatro Municipal de Campinas (SP). [acesse aqui o programa]

26 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro, em homenagem ao 50º aniversário da Cultura Artística de São Paulo. TMSP.

27 de setembro. Comemoração do 50º aniversário da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Armando Bellardi tendo como solista Fritz Jank. TMSP.

28 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Debussy (Suite pour de piano), Chopin (Sonata No.2, dentre outras peças), Debussy (3 Prelúdios, dentre outras peças). Este recital foi transmitido pela Rádio MEC. TMRJ.

29 de setembro. Vera Astrachan, Luiz Medalha Filho e Luiz Carlos de Moura Castro solam o Concerto para 3 pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ. [acesse aqui o programa]

30 de setembro. Sônia Goulart sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

Outubro. Primeira audição mundial da Sonata para oboé e piano, de Breno Blauth, com os músicos Walter Bianchi (oboé) e Estela Schwartz (piano). São Paulo

1º de outubro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Brahms (2 peças), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Debussy (2 peças), Chopin (3 peças). Teatro Coliseu, Santos (SP). [acesse aqui o programa]

2 de outubro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

Outubro (talvez dia 5). Recital de Eudóxia de Barros. Rio de Janeiro.

10 de outubro. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de outubro. João Carlos Martins sola o Concerto de Ginastera com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Diogo Pacheco. TMRJ.

14 de outubro. Eliane Cardoso sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de outubro. Berenice Menegale sola o Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

17 de outubro. Recital de Bettina Rivero. Auditório do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

19 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade da Bahia sob regência de Eleazar de Carvalho tendo Jacques Klein como solista. Salvador (BA). 

20 de outubro. João Carlos Assis Brasil sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

21 de outubro. Myriam Ciarlini Marinho de Souza sola o Concerto No.1 de autor não-identificado com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

22 de outubro. Recital de Homero de Magalhães com obras de Bach (Toccata em dó menor), Haydn (Sonata em dó maior), Villa-Lobos (6 Cirandas: Terezinha de Jesus; Pobre cega; Xô, xô, passarinho; O pintor de Cannahy; Nesta rua, nesta rua; e Que lindos olhos), Liszt (Sonata Dante). De bis, foi interpretado Debussy. TMRJ.

28 de outubro. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

28 de outubro. Esther Fuerte Wajman sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

30 de outubro. Recital do Quarteto do Rio de Janeiro, formado por Mariuccia Iacovino (1º violino), Salomão Rabinovitz (2º violino), Henrique Nirenberg (viola), Peter Dauelsberg (violoncelo) com obras de Villa-Lobos (Quarteto No.1), Francisco Braga (Bendengó), Grainger, e Sinigaglia (Estudo de concerto). Juntamente com a pianista Belkiss Carneiro de Mendonça, interpretaram o Quinteto de Schumann. Conservatório de Música, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.

7 de novembro. Recital de Jacques Klein com obras de Bach-Siloti, Haydn (Sonata em dó maior), Beethoven (Sonata No.23), Liszt, Rachmaninoff (3 Prelúdios), Claudio Santoro (Sonata-fantasia No.4). De bis, foram interpretadas obras de Debussy, Moszkowski e Prokofieff. TMRJ.

10 de novembro. José Vieira Brandão sola as Bachianas Brasileiras No.3 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

16 de novembro. Recital de Madalena Lebeis (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de novembro. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de novembro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Sônia Maria Strutt sola o Concerto No.1 de Villa-Lobos; Arnaldo Estrella sola o Concerto No.3 de Villa-Lobos, ambos com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Souza Lima. TMRJ.

18 de novembro. Ana Maria Basilone Lyra de Arruda sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

18 de novembro. Recital de Oscar Borgerth (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Villa-Lobos. TMSP.

19 de novembro. Recital de Dina Gombarg com obras de Bach (Suíte inglesa No.3), Beethoven (Sonata No.3), Chopin, Ravel, Alberto Nepomuceno (Galhofeira), Liszt, como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

20 de novembro. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Scarlatti (4 Sonatas), Beethoven (6 Variações Op.34), Chopin, Villa-Lobos (A prole do bebê No.1 completa), Camargo Guarnieri (Estudo No.4, Ponteios No.45 e No.49), como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

20 de novembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

21 de novembro. Festival de Música Francesa. Souza Lima e Fritz Jank interpretaram as Six epigraphes antiques para piano a 4 mãos, de Debussy e a Sonata para dois pianos, de Poulenc. Lucile Boy-Sendra (canto) e pianista não-identificado (provavelmente Souza Lima ou Fritz Jank) interpretaram Trois chansons de négresse, de Milhaud. A Orquestra de Câmara de São Paulo, sob regência de Souza Lima, o pianista Fritz Jank, e narrador não-identificado, interpretaram a Histoire de Babar, de Poulenc (em 1ª audição em São Paulo, e talvez no Brasil). Souza Lima também regeu a Cantata No.1 de Landowsky (em 1ª audição em São Paulo, e talvez no Brasil). TMSP. [acesse aqui o programa]

21 de novembro. Recital de Gilberto Tinetti com obras de Mozart (Sonata No.17), Beethoven (Sonata No.23), Schumann (Sonata No.2), Ravel (Sonatina), Camargo Guarnieri (Estudo No.9 em 1ª audição no Paraná e talvez no Brasil), como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

22 de novembro. Recital de Estelinha Epstein com obras de Mozart, Dandrieu, Carlos Seixas, Soler, Galuppi, Schumann (Variações ABEGG), Chopin, Debussy, Villa-Lobos (As três Marias), Dohnányi, como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

23 de novembro. Recital de Fernando Lopes com obras de Mozart, Schubert (Sonata em lá menor Op.164), José Vieira Brandão (Estudo No.1), Bartok (6 Danças em ritmo búlgaro), Brahms (Sonata No.1), como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

24 de novembro. Ivy Improta sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Irwin Hoffman. TMRJ.

28 de novembro. Souza Lima sola o 1º e 2º movimentos do Concerto em formas brasileiras, de Hekel Tavares, com a Orquestra Sinfônica Associada sob regência de Bernardo Federowski. Concerto transmitido pela rádio, dentro do programa "Música sempre música" - pode ter sido transmitido pela televisão também. Teatro Tupi, São Paulo. [acesse aqui o programa]

29 de novembro. Ivy Improta sola as Variações sinfônicas de Franck com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

1º de dezembro. Recital de Fernando Lopes com obras de Chopin (8 peças). TMRJ.

4 de dezembro. Recital de Roberto Miranda (tenor) e Waldemar Navarro (piano) com obras de Scarlatti, Mozart, Duparc, Debussy, Messiaen, Caturla, Sandi, Baptista Siqueira (Cantiga e Cantiga tapuia), Aloysio de Alencar Pinto (Canto do peregrino; Cantos rituais; Ofulú lorêrê-ê; e O Kinimbá). TMRJ.

7 de dezembro. Fritz Jank sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima, e com apresentação de balé com coreografia de Marília Franco. TMSP. [acesse aqui o programa]

9 de dezembro. Fritz Jank sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima, e com apresentação de balé com coreografia de Marília Franco. TMSP. [acesse aqui o programa]

12 de dezembro. Yara Ferraz e Regina Peña Cabello Campos (dois pianos) solam O carnaval dos animais, de Saint-Saëns, com a Orquestra Sinfônica Associada sob regência de Souza Lima. É provável que esta apresentação tenha sido transmitida pela TV Tupi. Teatro Tupi, São Paulo. [acesse aqui o programa]

18 de dezembro. Recital de Fernando Lopes com obras de Chopin (9 peças). TMRJ.

No mundo

Centenário de nascimento de Claude Debussy.

Primeira audição mundial do Estudo No.2, de Claudio Santoro, por Fanny Solter, em Freiburg, Alemanha (RFA).

Recital début de Arthur Moreira Lima nos EUA. Sala pequena do Carnegie Hall, Nova York, EUA.

21 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Carlo Zecchi. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

22 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Carlo Zecchi. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

11 de março. João Carlos Martins sola o Concerto No.1 de Ginastera com a National Symphony Orchestra sob regência de Howard Mitchell. Esta foi a estreia novaiorquina desta obra. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

Abril e maio. II Concurso Internacional Tchaikovsky. Vladimir Ashkenazy e John Ogdon ficaram empatados em 1º lugar; Susan Starr e Yin Chengzong ficaram empatados em 2º lugar; 3º lugar: Eliso Virsaladze. Magda Tagliaferro foi uma das juradas. Moscou, Rússia. [acesse aqui o programa]

8 de junho. Carmen Vitis-Adnet e Hans Graf interpretam a Sonata para 2 pianos de Stravinsky. Hans Graf interpretou diversas peças solo de Stravinsky, incluindo a Sonata para piano e Petrushka. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (Mozart-Saal), Áustria.

15 de junho. Falece o pianista, pedagogo e maestro Alfred Cortot.

3 de julho. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann (orquestra e regente não-identificado). Lewisohn Stadium, Nova York, EUA.

20 de outubro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Brahms (2 peças), Chopin (4 peças). Hunter College, Assembly Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa]

15 de novembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Busoni, Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Chopin (4 peças), Debussy (4 peças). John M. Greene Hall, Northampton, Massachusetts, EUA. [acesse aqui o programa]