Ficha técnica

Concepção, coordenação e pesquisa: Alexandre Dias

Desenvolvimento: Nolab

Identidade visual: Estúdio Marujo

Assessoria técnica e de pesquisa: Douglas Passoni de Oliveira, Guilherme Carvalho, Eric Kimura, Adalberto Carvalho, Sandor Buys e André Pédico.

ParceriasInstituto Moreira SallesMuseu Villa-LobosAcademia Brasileira de MúsicaInstituto Casa do ChoroMuseu da Imagem do Som - RJBrasil Piano Masters e Rádio MEC FM.

Agradecimentos: Adalberto Carvalho, Alessandro Soares, Ana Natali, André Pédico, Annette Celine, Bia Paes Leme, Braulio Dias, Carlos Augusto de Souza Lima, Ciro Dias, Denis Molitsas, Douglas Passoni de Oliveira, Eric Kimura, Gabriel Gonzaga, Georges Mirault, Graziella Joanitti, Guilherme Carvalho, Heloisa Fischer, Hermé Antune, Luciana Rabello, Luiz Augusto Vitali, Mara Lucia Dias, Maurício Carrilho, Nelson Freire, Nirez, Oswaldo Freire Sampaio Jr., Pedro Aragão, Paulo Aragão, Rodrigo Alzuguir, Rodrigo Diniz, Sandor Buys. 

O IPB está em busca de patrocinadores. Caso você ou sua empresa queiram apoiar o IPB, envie-nos uma mensagem para o e-mail institutopianobrasileiro@gmail.com .

AssinantesAdalberto Carvalho Pinto; Amaral Vieira; Ana Maria Oliveira Ramos; Ana Paula Pacheco de S.Thiago; Ana Ramos; André Leme Pédico; Antonio Vaz Lemes; Carla Reis; Cristiano Vogas; Denise Tavares; Diego Caetano; Eder Giaretta; Eduardo Max Czupiel; Elza Kazuko Gushikem; Eric Kimura; Erik van Onzen; Fabio Medeiros Szukala; Fatima Bueno de Oliveira; Fernando Antonio Rodrigues Teixeira; Frâncio Rodrigues; Gigi Gomide; Graziella Anselmo Joanitti; Guilherme Braga Veroneze; Gustavo Bergman; Gustavo Ractz; Gustavo Trancho de Azevedo; Heber Jamim Xavier Souza Bandeira; Helder Puiatti De Souza Campos; Hudson Teles; Igor Ferreira; João Paulo Pelizer Pucca; Júlia Tygel; Juscemar Christiane Raymundo; Lucas Colucci; Luciano Lima; Luiz Guilherme Pozzi; Luiz Passagli; Luiz Wagner Pereira Biscainho; Marcelo Alves Brum; Marcelo Caldi Magalhães; Marcelo de Alvarenga; Marcelo Macedo Cazarré; Marcio Modesto Homem; Marco Fumo; Marcus Medeiros; Maria Francisca Ferreira de Aquino; Maria Luiza Urquiza Lundberg; Maria Teresa Madeira; Marli Rossin; Nariá Assis Ribeiro; Nélia Nery Paterno; Nívea Maria Secco Cosmo; Paulo Roberto Pellissari; Paulo Silveira Araújo Silva; Rafael de Abreu Ribeiro; Ricardo Nakamura (Boy); Rondinele Prado; Rubia Mitiko Fukuda Kenne; Sonia Rubinsky; Thalyta Correa; Thassio Rodrigues da Silva; Wellington Krepke Duarte; Wellington Müller Bujokas

Torne-se um assinante do IPB. Você estará contribuindo para a divulgação da cultura do piano brasileiro, e receberá mensalmente um álbum de partituras em pdf, com uma coletânea de músicas brasileiras raras para piano. Saiba mais em: https://recorrente.benfeitoria.com/InstitutoPianoBrasileiro 
(o valor da contribuição é livre, a partir de 10 reais mensais, e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou paypal - o valor estipulado será cobrado mensalmente, sendo possível cancelar a qualquer momento).


Patrocinadores IPB

No momento o IPB está sem patrocinadores. Caso queira investir em nosso projeto, entre em contato.


Sobre o IPB

O Instituto Piano Brasileiro tem como objetivo atuar como uma grande fonte de referência sobre as ricas tradições pianísticas brasileiras em suas diversas esferas, tanto erudita quanto popular, desde o século XIX até hoje.

Com este trabalho pretendemos consolidar e manter nossa memória musical, com enfoque no piano, oferecendo uma base de pesquisas robusta para músicos, pesquisadores, profissionais da mídia, pianófilos em geral, além de funcionar como um estímulo para aqueles que ainda não tiveram contato com esse rico universo, e tenham curiosidade em conhecer mais a respeito

O portal www.institutopianobrasileiro.com.br foi inaugurado em agosto de 2015, e disponibiliza as seguintes seções:

Enciclopédia
Aqui são disponibilizados verbetes sobre pianistas brasileiros e compositores brasileiros que escreveram para piano, com informações sobre suas carreiras e catálogos de obras.

Discografia (Catálogo de gravações)
Catalogação das gravações feitas por pianistas brasileiros desde 1902, em uma grande tabela, que pode ser sortida por ordem alfabética em cada coluna.

Discos (Catálogo de discos)
Seção destinada à catalogação de discos específicos, com sua ficha técnica, e capa.

Partituras
Aqui iniciaremos a primeira tentativa de se catalogar todas as partituras publicadas no Brasil, listando-as por editora e número de chapa. São disponibilizadas para download partituras que já estão em domínio público.

Linha do tempo
Momentos importantes na história do piano no Brasil e no mundo, incluindo concursos, concertos, primeiras audições de obras brasileiras, gravações históricas, e criação de conservatórios.

Imagens
Diversas imagens inéditas e históricas relativas a pianistas e compositores brasileiros.

Biblioteca
Catalogação de publicações sobre o tema, como livros, trabalhos acadêmicos, artigos de jornais e revistas, e encartes de discos.  

Blog
Seção que oferecerá novos olhares sobre o piano brasileiro, incluindo pesquisas inéditas e entrevistas com pianistas atuais. 

Na página do IPB no facebook (www.facebook.com/InstitutoPianoBrasileiro), publicamos diariamente textos sobre pianistas e compositores brasileiros, fotos raras, gravações, e mantemos duas séries: Quiz IPB, em que apresentamos trechos de partituras brasileiras para serem identificadas, e Capas de partituras IPB, em que apresentamos capas históricas, de partituras do início do século XX, que em geral são verdadeiras obras de arte, e testemunhos do design gráfico de sua época. Também realizamos esporadicamente sorteios de CDs de pianistas brasileiros. 

Programa de rádio Piano Brasileiro

Em outubro de 2015, iniciamos um programa semanal em parceria com a Rádio MEC e a Rádio Batuta chamado "Piano Brasileiro", em que apresentamos a cada programa um pianista e uma gravação histórica. O programa vai ao ar todos os domingos às 13h na Rádio MEC FM (99,3 MHz, Rio de Janeiro), com reprise nas quintas às 18h30. O link para ouvir a rádio ao vivo é: http://radios.ebc.com.br/mecfmrio  A Rádio Batuta também está transmitindo estes programas, e oferece um índice para se ouvir todos eles, a qualquer momento, neste link: http://www.radiobatuta.com.br/RadioPrograms/view/46

Sejam bem-vindos!

"Talvez a mais importante iniciativa realizada em nosso país em prol do piano brasileiro. O Instituto Piano Brasileiro, em suas duas vertentes (preservação da memória dos grandes pianistas e compositores para piano brasileiros e divulgação do repertório pianístico nacional do passado e do presente) certamente dará um grande impulso à música brasileira para piano, com chances de ampliar seu alcance além-fronteiras. Parabéns, Alexandre Dias, por mais esta contribuição sua, como grande pianista e pesquisador que você é. E, para dar partida a este monumental projeto, nada melhor que começar com o nosso Nelson Freire". 
Ricardo Tacuchian, 2015