1965

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1965 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Agnes Klein (categoria "Solista"), Nelson Freire (categoria "Recitalista"), Amaral Vieira (categoria "Revelação"). A obra "Seresta", para piano e orquestra câmara, de Camargo Guarnieri, foi premiada na categoria "Obra de câmara", e o LP "Antologia de autores nacionais" (Eny da Rocha, piano), foi premiado na categoria "Disco de música brasileira".

É realizado o VI Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. Júri para as provas de habilitação e semifinal: José Siqueira (presidente), Jacques Klein, Homero de Magalhães, Luli Oswald, Milton de Lemos, Alda Caminha. Júri para as provas finais: Manoel Augusto dos Santos (presidente de honra), José Siqueira (presidente), Valdemar de Almeida, Milton de Lemos, Edson Bandeira de Melo, Fernando Lopes, Arnaldo Rebello, Eliana Caldas da Silveira, Aloysio de Alencar Pinto, José Alberto Kaplan. Para a prova final, foi peça de confronto a suíte Nhô Chico, de Luciano Gallet, além de um concerto para piano e orquestra. Teatro Santa Isabel, Recife (PE). [acesse aqui o livro de candidatos] [acesse aqui o regulamento]

2 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

9 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

15 de fevereiro. Belkiss Carneiro de Mendonça sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Camargo Guarnieri. TMSP.

16 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

23 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

28 de fevereiro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

11 de março. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

18 de março. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

19 de março. Recital de Anatole Bergoltz com obras de Bach (Toccata em mi menor), Mozart (Sonata No.12), Liszt (Sonata), Debussy (2 peças), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira), Chopin (2 peças), Salão Nobre do Clube Ponta-grossense, Ponta Grossa, PR.

25 de março. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

30 de março. Radamés Gnattali (piano) e José Menezes (violão elétrico) solam o Concerto Carioca No.1 de Radamés Gnattali com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

2 de abril. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

7 de abril. Recital de Sequeira Costa pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

7 de abril. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Toccata em dó menor), Schumann (Fantasia), Chopin (Sonata No.3), Villa-Lobos (2 Cirandas), Prokofieff (Sonata No.7). TMRJ.

19 de abril. Nelson Freire sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

23 de abril. Recital de Caio Pagano pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de abril. Recital de Sequeira Costa com obras de Souza Carvalho, Beethoven (Sonata No.8), Schumann (Cenas da floresta), Chopin (12 Estudos Op.25). TMRJ.

3 de maio. Recital de György Sándor com obras de Bach-Bartok, Haydn (Sonata em mi menor), Brahms (incluindo as Variações sobre um tema de Paganini), Chopin, Liszt, Kodaly, Debussy, Francisco Mignone (uma das Lendas sertanejas), Stravinsky (Dança russa). TMRJ.

6 de maio. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (6 Bagatelas Op.126 e Sonatas No.14, No.31, No.30 e No.23). TMRJ.

8 de maio. Roberto Szidon sola o Concertino para piano e orquestra de câmara, de Camargo Guarnieri, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

8 de maio (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Roberto Szidon sola o Concerto No.1 e o Concerto No.2 de Bartok (em 1ª audição no Brasil) com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

15 de maio. Jacques Klein sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, o Concerto No.2 e o Concerto No.3, todos de autoria de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

20 de maio. Recital de Pierre Fournier (violoncelo) e Fritz Jank (piano). TMSP.

23 de maio. Recital de Pierre Fournier (violoncelo) e Fritz Jank (piano) com obras de Locatelli, Bach, Brahms (Sonata Op.99), Stavinsky, Souza Lima (Improviso), Chopin. TMRJ.

26 de maio. Jacques Klein é solista à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de Bruno Rocella. TMSP.

27 de maio. Concerto da Orquestra Pró-Música de São Paulo sob regência de Diogo Pacheco, tendo como solista Sebastian Benda, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de maio. Anna Stella Schic sola o Capricho Brilhante de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

8 de junho. Recital de Louise Parker (contralto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de junho. Recital de Carmela Saghy (violino) e Murilo Santos (piano) com obras de Pergolesi, Bach, Camargo Guarnieri (Sonata No.6 para violino e piano, em 1ª audição mundial, acompanhada ao piano pelo compositor), Dvorak, Bloch, Szymanowski. TMRJ.

9 de junho. Recital de Hans Richter-Haaser com obras de Beethoven (Variações Eroica, Sonatas No.28, No.30, No.31, e Polonaise Op.89). TMRJ.

13 de junho. Recital de Muriel Smith (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

27 de junho. Altamiro de Almeida Reis (3º sargento) sola o 1º mov. do Concerto de Grieg (em transcrição para piano e banda de D. F. Bain) com a Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara sob regência do Capitão Othonio Benvenuto da Silva. TMRJ.

28 de junho. Recital de Gilberto Tinetti com obras de Beethoven (Sonata No.15), Brahms, Mendelssohn (Variações sérias), Chopin, Debussy (Sute pour le piano), Camargo Guarnieri (Estudo No.9, em 1ª audição no Rio de Janeiro, e provavelmente mundial). TMRJ.

3 de julho. É apresentado o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Jan Krenz, e solista não-identificado. TMRJ.

4 de julho. Amaral Vieira (aos 13 anos) sola a Fantasia húngara, de Liszt, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

5 de julho. Recital de Maria Lucia Godoy (soprano) e Murillo Santos (piano) com obras de Mison, Milan, Vasquez, Rosales, Dowland, Morley, Purcell, Debussy, Lorenzo Fernandez (Dentro da noite e Toada para você), Villa-Lobos (Cantilena, 1ª mov. das Bachianas brasileiras No.5, na versão para piano e canto do autor), De Falla, Rachmaninoff.  TMRJ.

9 de julho. Elsa Klebanowski sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

10 de julho. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Jan Krenz. TMRJ.

10 de julho (mesmo dia do concerto acima, porém em outro horário). Hans Graf sola o Concerto No.0, sem opus (em 1ª audição no Brasil), de Beethoven, e o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

12 de julho. Recital de Dominique Merlet com obras de Mendelssohn, Brahms (3 peças), Schumann (Sonata No.2), Villa-Lobos (O boizinho de chumbo, de A prole do bebê No.2), Ravel, Prokofieff (Sonata No.2). TMRJ.

15 de julho. Yara Ferraz sola o Concerto para piano e orquestra de John Donald Robb (em 1ª audição no Brasil) com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

17 de julho. Sérgio Varella Cid sola o Concerto No.1 e o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

17 de julho (mesmo dia do concerto acima, porém em outro horário). Recital de José Kahan com obras de Soler, (2 Sonatas), Haydn, Brahms (Sonata No.3), Chopin, Ponce, Chavez (3 peças), Bloch (Poemas do mar), Ginastera. TMRJ.

18 de julho. Yara Ferraz sola o Concerto para piano e orquestra de John Donald Robb com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

18 de julho. Dayse de Luca e Dina Gombarg solam o Concerto para dois pianos e orquestra em mi maior com a Sinfonieta do Rio de Janeiro sob regência de Nelson Nilo Hack. TMRJ.

25 de julho. Recital do Trio Trieste, formado por Dario Rosa (piano), Renato Zanettovich (violino) e Amadeo Baldovino (violoncelo), com obras de Brahms (Trio Op.87), Mozart (Trio K. 502), Schubert (Trio Op.100). TMRJ.

26 de julho. Gilberto Tinetti sola o Concerto de Ravel com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

31 de julho. Recital de Laís de Souza Brasil com obras de Bach, Schumann (Fantasia), Camargo Guarnieri (Sonatina No.3), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Scriabin (6 Estudos). TMRJ.

1º de agosto. Eduardo Villaça sola o Concerto No.15 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

2 de agosto. Recital de Wanda Wilkomirska (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Tartini (Sonata em sol maior), Beethoven (Sonata No.7), Bartok (Sonata para violino solo), Syzymanowski. TMRJ. [acesse aqui o programa]

7 de agosto. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Schubert, Brahms (Sonata No.5), Chopin (6 peças), Prokofieff (Sonata No.3). TMRJ.

9 de agosto. Recital de Magdalena Tagliaferro com obras de Chopin (Sonata No.3 + 6 peças), Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Debussy (4 peças). TMRJ.

11 de agosto. Recital de Hans Graf com obras de Mozart, Chopin, Ravel, Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

12 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Busoni, Beethoevn (Sonata No.17 e Andante favori), Chopin (3 peças), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Debussy. TMRJ.

12 de agosto. Recital de Ruggero Ricci (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de agosto. Seymour Bernstein (piano) e The Claremont Quartet interpretam o Quinteto de Schumann. Também participou deste recital o clarinetista Robert Listokin. TMRJ.

14 de agosto. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

14 de agosto (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (Sonata No.2 + 10 peças). TMRJ.

15 de agosto. The Claremont Quartet e pianista não-identificado (provavelmente Seymour Bernstein) interpretam o Quarteto para cordas e piano de Fauré, e o Quarteto para clarineta, piano e cordas, de Bartok, com clarinetista não-identificado (provavelmente Robert Listokin). TMRJ.

20 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.26 e Andante favori), Chopin (3 peças), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Debussy (2 peças). TMSP. [acesse aqui o programa]

22 de agosto. Recital de Carmen Vitis Adnet com obras de Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Alban Berg (Sonata Op.1), Debussy (Suite pour le piano), Chopin (as 4 Baladas + 4 mazurcas). TMRJ.

22 de agosto. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

28 de agosto. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência Mitchell. TMRJ.

28 de agosto (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de João Carlos Assis Brasil com obras de Beethoven (Sonatas No.2, No.31, No.30 e No.21). TMRJ.

29 de agosto. Ney Salgado sola o Concerto de Schumann com orquestra não-identificada sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

31 de agosto. Recital de Malcolm Frager pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de setembro. Judith Jaimes sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Rios Reyna. TMRJ.

4 de setembro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Sérgio Varella Cid com obras de Chopin (Sonata No.3 + 6 peças). TMRJ.

4 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri, tendo como solista Fritz Jank com obras de Beethoven. TMSP.

7 de setembro. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. Teatro João Caetano, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

7 de setembro. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas Brasileiras No.4), Mozart (Sonata K.545), Beethoven (Sonata No.31), Brahms (3 IntermezzI Op.119), Chopin (Barcarola, Balada No.4). 1º Festival de Música do Teatro de Repertório. Local não-especificado, Rio de Janeiro.

13 de setembro. Recital de Sonia Maria Strutt com obras de Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras No.4; Valsa da Dor; As Três Marias; Poema Singelo; Cirandas 'Terezinha de Jesus' e 'Passa, passa gavião'; Choros No.5 'Alma brasileira'; 3 peças de A prole do bebê No.1 - Moreninha, A pobrezinha e Negrinha; e o Ciclo Brasileiro completo). 1º Festival de Música do Teatro de Repertório. Local não-especificado, Rio de Janeiro.

15 de setembro. Recital de Peter Frankl com obras de Handel (Suíte em fá# menor), Haydn (Sonata em sol maior No.40), Schumann (Peças fantásticas Op.12), Chopin, Francisco Mignone (Congada), Bartok (Suíte de danças, transcrição para piano pelo autor, em 1ª audição no Rio de Janeiro). TMRJ.

16 de setembro. Conferência ilustrada do prof. Baptista Siqueira com o título "A música no Rio de Janeiro antes e depois da polca", como parte da exposição "Modinhas, lundus, polca e maxixes dos séculos XVIII, XIX e XX, organizada pela bibliotecária Mary H. B. Pinto Coelho. Arnaldo Rebello interpretou ao piano algumas "peças brasileiras características". Salão da Biblioteca Alberto Nepomuceno, Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

19 de setembro. Recital de Yara Ferraz e Souza Lima (dois pianos) com obras de Clementi (Sonata em si bemol maior), Octavio Pinto (Cenas infantis), Poulenc e Casadesus. Na segunda parte do concerto, apresentou-se o Coral Paulistano sob regência de Tulio Colacioppo. TMSP. [acesse aqui o programa]

20 de setembro. Recital de Eduardo Hazan com obras de Beethoven (Fantasia Op.77, Sonata No.15, 32 Variações em Dó Menor, Sonata No.31). 1º Festival de Música do Teatro de Repertório. Local não-especificado, Rio de Janeiro.

21 de setembro Concerto da Orquestra Pró-Música de São Paulo sob regência de Diogo Pacheco, tendo como solista Yara Bernette, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

23 de setembro. Cristina Ortiz sola um concerto não-identificado com a Banda de Música da Guarda Nacional Republicana de Portugal sob regência do tenente Silva Dionísio. TMRJ.

25 de setembro. Yara Bernette sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

27 de setembro. Recital de Mariucia Iacovino (violino) e Arnaldo Estrella (piano) com obras de Purcell (Sonata), Brahms (Sonata No.1), Villa-Lobos (Primeira Sonata-Fantasia), Franck (Sonata). 1º Festival de Música do Teatro de Repertório. Local não-especificado, Rio de Janeiro.

27 de setembro. Recital de Alexandre Trik (baixo) e Fritz Jank (piano) com obras de Bach, Handel, Brahms, Wolf, Poulenc (Chansons gaillardes), Rodrigo, negro spirituals, Waldemar Henrique (Senhora Dona Sancha e Trem de Alagoas). TMRJ.

27 de setembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.26), Chopin (3 peças), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Debussy (3 peças). Auditório São José, Santos, SP. [acesse aqui o programa]

28 de setembro. Recital de Yara Bernette com obras de Brahms, Beethoven (Sonata No.23), Camargo Guarnieri (Sonatina No.3), Schumann (Carnaval). TMRJ.

30 de setembro. Recital de Sérgio Varella Cid com obras de Beethoven (Sonata No.8, No.21, No.17 e No.23). TMRJ.

2 de outubro. Sérgio Varella Cid sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, e o Concerto No.1 de Tchaikovsky, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

4 de outubro. Recital de Rudolf Buchbinder com obras de Haydn (Sonata No.52), Mozart, Beethoven (Sonata No.6), Camargo Guarnieri (Dança negra), Schumann (Fantasia), Chopin. TMRJ.

5 de outubro. Laís de Souza Brasil sola o Concertino, de Camargo Guarnieri, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

6 de outubro. Recital de Nelson Freire com obras de Brahms (Sonata No.3), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Chopin (Sonata No.3 + 3 mazurcas). TMRJ.

14 de outubro. Recital de Homero de Magalhães com obras de Mozart (Sonata No.18), Villa-Lobos (Saudades das selvas brasileiras No.1 e No.2, Ciranda No.15 "Que lindos olhos..."), Liszt (Sonata Dante), Schubert (Sonata Op.78). TMRJ.

17 de outubro. Henrique Loureiro Netto sola o Concerto No.26 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Hans-Jocehm Reeps. TMRJ.

21 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Lamberto Baldi. Teatro Paramount, São Paulo.

23 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Lamberto Baldi. Teatro Paramount, São Paulo.

30 de outubro. Fernando Lopes sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

4 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff, o Concerto de Ravel e um dos Concertos de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

5 de novembro. Estreia mundial da Seresta para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, com Anna Stella Schic como solista da Orquestra Pró-Música de São Paulo sob regência de Roberto Schnorrenberg. TMSP.

6 de novembro. Vera Astrachan sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasielira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

6 de novembro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Rocco Filippini (violoncelo) e Fritz Jank (piano) com obras de Bach, Schumann, Faure, Brahms (Sonata Op.38), De Falla. TMRJ.

7 de novembro. Guyta Rozen sola o Andante spianato e Grande polonaise Op.22 de Chopin com orquestra não-identificada sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

10 a 30 de novembro. É realizado o IV Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Júri: Alexander Sienkewicz (presidente), Albert Ferber, Anna Stella Schic, Arnaldo Estrella, Edoardo de Guarnieri, Eurico Nogueira França, Frederick Grinke, Margerita Trombine Kazura, Michel Chauveton, Ondina Ribeiro Dantas, Orazio Frugoni, Patrício Pizarro, Peter Solymos, Vicente Fittipaldi, Yakov Zak. Nas provas eliminatórias, foram interpretadas obras dos seguintes compositores brasileiros: Fructuoso Vianna, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri. 1º lugar: Oksana Yablonskaya e Alexey Lubinov (empatados); 2º lugar (aparentemente não houve); 3º lugar: Lois Carole Pachicki; 4º lugar: Raymond Jackson. TMRJ.

10 de novembro. Concerto de abertura do IV Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Homero de Magalhães interpreta o Divertimento para piano e orquestra de Marlos Nobre (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Tauno Hanninkainen. TMRJ.

13 de novembro. Iris Bianchi sola o Concerto No.1 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Tauno Hannikainen. TMRJ.

20 de novembro. Ivy Improta sola o Concerto No.5 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

21 de novembro. Eli Maria Santos Rocha sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

21 de novembro. 1º de 3 recitais com a integral das 10 Sonatas de Beethoven para violino e piano com Nathan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Hotel Nacional, Brasília.

23 de novembro. 2º de 3 recitais com a integral das 10 Sonatas de Beethoven para violino e piano com Nathan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Hotel Nacional, Brasília.

23 de novembro. Bernardo Segall sola o Concerto 4 (em 1ª audição no Rio de Janeiro) de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Souza Lima. TMRJ. [acesse aqui o programa] [acesse aqui outro exemplar deste programa, incompleto]

25 de novembro. 3º de 3 recitais com a integral das 10 Sonatas de Beethoven para violino e piano com Nathan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Hotel Nacional, Brasília.

27 de novembro. Sônia Maria Strutt sola o Concerto de Ravl com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Vicente Fittipaldi. TMRJ.

1º de dezembro. Inauguração da Sala Cecília Meireles (RJ). Nelson Freire toca o Concerto nº 2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Mário Tavares.

5 de dezembro. Linda Bustani sola o Concerto No.1 de Prokofieff; Nilton Lewenthal sola o Concerto No.1 de Brahms; ambos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

5 de dezembro. Rosana Martins sola o Concerto No.1 de Bach e o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Frederico Egger. TMRJ.

8 de dezembro. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

12 de dezembro. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Brahmscom a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

29 de dezembro. Recital de Marcelo Guerchfeld (violino), Alexandre Schaffmann (violino), Johannes Oelsner (viola), Flábio Russo (violoncelo) e Fritz Jank (piano). TMSP.

No mundo

Estreia da Paulistana No.3, de Claudio Santoro, por Anna Stella Schic em Helsinki, Finlândia.

Arthur Moreira Lima fica em 2º lugar no Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, Polônia, criado em 1927. O 1º prêmio foi da argentina Martha Argerich.

João Carlos de Assis Brasil fica em 3º lugar no Concurso Internacional Beethoven, em Viena, Áustria. O 1º prêmio foi da americana Lois Carole Pachucki.

10 de fevereiro. Recital de Nelson Freire com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.3). Teatro Rivoli, Porto, Portugal. [acesse aqui o programa]

18 de fevereiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (11 Bagatelas Op.119, Sonatas No.30, No.31 e No.32). 1º de um ciclo de 3 recitais do pianista dedicados a Beethoven. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa do ciclo completo]

25 de fevereiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonata No.27, Polonaise Op.89 e Variações Diabelli). 2º de um ciclo de 3 recitais do pianista dedicados a Beethoven. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa do ciclo completo]

4 de março. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.28, No.29 e 6 Bagatelas Op.126). 3º de um ciclo de 3 recitais do pianista dedicados a Beethoven. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa do ciclo completo]

11 de março. Yara Bernette sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a New York Philharmonic sob regência de Elyakum Shapira. Philharmonic Hall [depois renomeado para Avery Fisher Hall, e atualmente David Geffen Hall], Lincoln Center. Nova York, EUA.

14 de março. Yara Bernette sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a New York Philharmonic sob regência de Elyakum Shapira. Philharmonic Hall [depois renomeado para Avery Fisher Hall, e atualmente David Geffen Hall], Lincoln Center. Nova York, EUA.

23 de março. Luli Oswald (referida como Luli de Freitas) sola o Concerto No.2 de Liszt com a Fort Worth Symphony Orchestra sob regência de A. Clyde Roller. Will Rogers Memorial Auditorium, Fort Worth, Texas, EUA. [acesse aqui o programa]

9 de maio. Vladimir Horowitz retorna aos palcos com um recital histórico no Carnegie Hall, em Nova York, após 12 anos sem se apresentar em público. No repertório, obras de Bach-Busoni, Schumann (Fantasia Op.17), Scriabin (Sonata No.9), Chopin, Debussy, e Moszkowski.

31 de maio. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Toccata em dó menor), Schumann (Sonata No.2), Chopin, Prokofieff (6 Visões fugitivas), Rachmaninoff (3 Momentos musicais). Sociedad Filarmónica de Valencia, Espanha. [acesse aqui o programa]

17 de junho. João Carlos Assis Brasil sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Filarmônica de Viena sob regência de Karl Österreicher, como finalista do Concurso Internacional de Música de Viena (Concurso Beethoven). João Carlos ficou em 3º lugar. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

15 de outubro. Recital de Guiomar Novaes. Grace Rainey Auditorium, Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA.

17 de outubro. Recital de Heitor Alimonda. Town Hall, Nova York, EUA.