1980

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1980 (Associação Paulista de Críticos de Artes): José Eduardo Martins (categoria "Recitalista"), César Camargo Mariano (categoria "Teclados", em ´"Música popular").

21 de fevereiro. Falece o pianista Arnaldo Estrella.

10 de abril. Recital de Fernando Lopes com obras de Chopin (os 24 Estudos). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

12 de abril. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.

6 de maio. Recital do Trio Brasileiro, formado por Gilberto Tinetti (piano), Watson Clis (violino) e Erich Lehninger (violoncelo), com obras de Mozart (Trio K. 502), Radamés Gnattali (Trio miniatura), Schubert (Trio Op.100). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

8 de maio. Recital da Camerata Carioca, formada por Radamés Gnattali (piano), Joel Nascimento (bandolim), João Pedro Borges (violão 6 cordas), Maurício Carrilho (violão 6 cordas), Luiz Otávio Braga (violão 7 cordas), Henrique Cazes (cavaquinho), com obras de Pixinguinha, Henrique Alves de Mesquita, Radamés Gnattali (Suíte retratos completa). Radamés interpretou ao piano solo Fon-fon! de Ernesto Nazareth e Canhoto de sua autoria; e interpretou, junto com a Camerata obras de Ernesto Nazareth (Batuque), Anacleto de Medeiros (Jubileu), Jacob do Bandolim (O vôo da mosca, Vibrações e Gostosinho) e Pixinguinha (5 músicas). Todos os arranjos são de Radamés Gnattali. Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

17 de maio. Roberto Szidon sola o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de George Mester. TMRJ.

18 de maio. Concerto No.1 de Liszt é solado por pianista não-identificado, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.

20 de maio. Recital de Ney Salgado com obras de Brahms, Fantasia, Debussy (3 Prelúdios), Messiaen, Claudio Santoro (Sonata-Fantasia No.4 e Prelúdios No.1, No.2, No.4 e No.10). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

21 de maio. Recital de Caio Pagano pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de maio. Byron Janis sola o Concerto No.1 de Rachmaninoff e Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

22 de maio. Recital do Duo Ayrton Pinto (violino) e Pietro Maranca (piano) com obras de Camargo Guarnieri (Encantamento), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Francisco Chiaffitelli (Cantarolando), Kreisler (5 peças), Wagner-Wilhelmj, Chopin-Milstein, Brahms-Heifetz, Godowsky-Heifetz, Drigo-Heifetz, Flausino Valle-Heifetz, Wieniawski, Sarasate. Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

24 de maio. Byron Janis sola o Concerto No.2 de Liszt e Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

29 de maio. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (18 Noturnos). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

31 de maio. Nelson Freire sola o Concerto No.4 de Beethoven, e talvez Exoflora, de Almeida Prado, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ. [acesse aqui o programa]

2 de junho. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Villa-Lobos (Impressões seresteiras e Valsa da dor), Ernesto Nazareth (6 peças), Chopin (6 Noturnos). No mesmo recital, Marco Delestre (contrabaixo) e Arthur Moreira Lima (piano) interpretaram o Concerto Op.3 para contrabaixo e piano, de S. Koussevitzky. Auditório do Jockey Club Brasileiro, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

3 de junho. Recital de Amadeu Salles (clarineta) e Luiz Graciliano Salles (piano) com obras de Schumann (Peças fantásticas Op.73), Debussy (Primeira rapsódia), Brahms (Sonata Op.120 No.1), Osvaldo Lacerda (Variações sobre uma velha modinha). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

4 de junho. Recital de Jean Louis Steuerman com obras de Franck, Claudio Santoro e Schumann. Teatro Rio do Planetário (antiga Sala Nicolau Copérnico), Planetário, Rio de Janeiro.

4 de junho. Recital de John Vallier com obras de Chopin. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

6 de junho. Recital de Paulo Affonso de Moura Ferreira com obras de Kodaly, Ernst Mahle, Guerra-Peixe, Almeida Prado, Luciuk, entre outros. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

7 de junho. Arthur Moreira Lima sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Piero Gambá. TMRJ.

10 de junho. Recital do Trio Ilze Trindade (piano) - Michel Bessler (violino) - Márcio Malard (violoncelo), com obras de Haydn (Trio No.1), Beethoven (Trio Op.11), Brahms (Trio Op.101). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

11 de junho. Recital de Eliane Sampaio (canto) e Miguel Proença (piano). Teatro Rio do Planetário (antiga Sala Nicolau Copérnico), Planetário, Rio de Janeiro.

12 de junho. Recital de Norton Morozowicz (flauta) e Homero de Magalhães (piano) com obras de J. S. Bach (Sonata em si menor), Fauré, Godard, Satie, Ernst Mahle (Sonatina (1976)), Pattapio Silva (Mazurca), Joaquim Callado (Lundu característico), Beethoven (Sonata em si bemol maior). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

13 de junho. Recital de José Carlos Cocarelli com obras de Lorenzo Fernandez (Valsa suburbana), Mozart (Sonata No.18), Liszt, Brahms (Sonata No.3). Auditório da Sondotécnica, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

14 de junho. Rafael Orozco sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

14 de junho. Nelson Freire sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília, Brasília.

16 de junho. Miriam Ramos sola o Concerto em ré menor para piano e orquestra de José Siqueira com a Orquestra de Câmara do Brasil sob regência de José Siqueira. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

24 de junho. Recital de Nice Rissone (canto) e Vânia Dantas Leite (piano) com obras Flavio Oliveira (Quando olhos e mãos, para piano preparado), Vânia Dantas Leite (Ajour amô, para voz e fita; e Dasvidana, para teclados, fita e voz), José Maria das Neves (Composição, para teclado e fita), Willy Corrêa de Oliveira (Claviharpsicravo cembalochord, para cravo amplificado), Koelereutter (Mudai, para voz solo; e Três peças para piano solo), Sandra Lobato e Tim Rescala (então referido como Luís Augusto Rescala) (Tavetactil, para voz e gravação). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa da temporada completa] 

25 de junho. Recital do Trio Brasileiro, formado por Gilberto Tinetti (piano), Watson Clis (violino) e Erich Lehninger (violoncelo). Teatro Rio do Planetário (antiga Sala Nicolau Copérnico), Planetário, Rio de Janeiro.

26 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.21 de Mozart e Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

30 de junho. Recital de Roney Carlos Vivian Stella (trombone) e Caio Pagano (piano). Auditório do Jockey Club Brasileiro, Rio de Janeiro.

5 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.27 de Mozart e Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

10 de julho. Nelson Freire sola o Concerto No.9 de Mozart e Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

26 de julho. Fany Solter sola Intermitências (provavelmente No.2 ou No.3) de Claudio Santoro, e o Tema e variações - Os quatro temperamentos de Hindemith, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.

28 de julho. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.3 de Beethoven e as Variações sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

5 de agosto. Recital de Antonio Del Claro (violoncelo) e Arnaldo Cohen (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

9 de agosto. Jean-Louis Steuermann sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.

9 de agosto. Ilan Rogoff sola o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Filarmônica de Israel sob regência de Zubin Mehta. TMRJ.

10 de agosto. Jean-Louis Steuermann sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.            

20 de agosto. Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, Jacques Klein e João Carlos Martins solam o Concerto para quatro pianos e orquestra de Bach com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Concerto comemorativo dos 40 anos da OSB. TMRJ.

21 de agosto. Homenagem a Francisco Mignone, com participação da pianista Maria Teresa Madeira. Salão Nobre do Clube de Engenharia, Rio de Janeiro.

23 de agosto. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília. 

1º de setembro. Recital do Quarteto da Guanabara (Mariuccia Iacovino e Stanislav Smilgin, violinos; Frederick Stephany, viola; e Iberê Gomes Grosso, cello), e a participação do pianista Antonio Guedes Barbosa e do violoncelista Watson Clis. Programa em memória de Arnaldo Estrella, incluindo Quarteto para piano e cordas de Mahler, e Quinteto para piano de Brahms. Foyer do TMRJ.

1º de setembro. Mônica Godoy sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Auditório do Colégio Militar de Brasília.

3 de setembro. Recital de Nelson Freire com obras de Bach-Siloti, Brahms, Scriabin (Sonata No.4), Chopin. O recital foi precedido por uma palestra de Pedro Calmon intitulada "A obra de São Bento no mundo". Auditório do Colégio de São Bento, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

4 de setembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal, com participação da pianista Daisy de Luca, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

9 de setembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal, com participação da pianista Daisy de Luca, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de setembro. Recital de José Eduardo Martins. MASP, SP.

12 de setembro. Recital de Jacques Klein (piano) e Oscar Lafer (violino) com obras de Mozart (Sonata K.304, Sonata K.377), Beethoven (Sonata No.5 'Primavera') e Schumann (Sonata No.1). Auditório da Sondotécnica, Rio de Janeiro.

16 de setembro. João Carlos Martins sola o Concerto No.1 em Ré menor de Bach e o Concerto de Ginastera com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Diogo Pacheco. TMRJ.

19 de setembro. Recital de José Eduardo Martins. MASP, SP.

19 de setembro. Recital de Nelson Freire com obras de Bach-Siloti, Schumann (Carnaval Op.9), Rachmaninoff (2 Prelúdios), Scriabin (Sonata No.4), Albéniz (2 peças). Este recital foi gravado e lançado comercialmente em disco. TMRJ.

20 de setembro. Roberto Szidon sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.

21 de setembro. Soledade Arnaud sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.

22 de setembro. Recital de Oscar Lafer (violino) e Jacques Klein (piano) com obras de Mozart (Sonata.K.302 em Mi bemol maior, Sonata K.303 em Dó maior, Sonata K.379 em Sol maior) e Brahms (Sonata No.3 em Ré menor). Fundação Casa Rui Barbosa, Rio de Janeiro.

26 de setembro. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra do TMRJ sob regência de Benito Juarez. TMRJ.

27 de setembro. Yuri Boukoff sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de David Machado. TMRJ.

3 de outubro. Recital de José Eduardo Martins. MASP, SP.

4 de outubro. Ney Salgado sola o Concerto No.25 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Alceo Bocchino. Cine Brasília.

6 de outubro. Recital do Quarteto da Guanabara (Fernando Lopes, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; Iberê Gomes Grosso, violoncelo) com o Quinteto de Schumann. Foyer do TMRJ. 

6 de outubro. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio das 'Bachianas Brasileiras No.4'), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Beethoven (Sonata No.23 'Appassionata'), Rachmaninoff (3 Prelúdios), e Chopin (Barcarola Op.60, Noturno Op.15 No.2, Balada No.1). Igreja São José, Rio de Janeiro.

7 de outubro. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.1 de Prokofieff e o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Benito Juarez. TMRJ.

14 de outubro. Recital de Clara Sverner pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

15 de outubro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonatas No.9, No.31, No.32 e No.10). Teatro Rio, Planetário, Rio de Janeiro.

17 de outubro. Recital de José Eduardo Martins. MASP, SP.

3 de novembro. Recital do Quarteto da Guanabara (Luiz Medalha, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; Iberê Gomes Grosso, violoncelo), apresentando obras de Debussy (provavelmente o Trio) e Fauré (Quarteto não-especificado). TMRJ.

12 de novembro. Recital dos pianistas Regina Normanha Martins e José Eduardo Martins pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de novembro. Recital do 10º aniversário do MALB (Movimento Artístico Lúcia Branco). Lia Gualda de Sá Daltro de Almeida interpretou obras de Liszt e Francisco Mignone (Dança do botocudo). João Daltro de Almeida (violino) e Lia Gualda de Sá Daltro de Almeida (piano) interpretaram obras de Radamés Gnattali (Ária), Henrique Oswald (Romanza) e Francisco Braga (Tango brasileiro). Na primeira parte, Judith Cocarelli proferiu uma palestra comemorativa dos 10 anos da fundação do MALB. Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

29 de novembro. Caio Pagano sola o Acronon de Koellreuter com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência do autor. Cine Brasília.

30 de novembro. Caio Pagano Lima sola o Acronon de Koellreuter com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência do autor. Cine Brasília.

9 de dezembro. Ney Salgado sola a Grande Polonaise Brilhante de Chopin com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Cine Brasília.

No mundo

Marco Antônio de Almeida fica em 3º lugar no Concurso Internacional de Piano Gina Bachauer (Gina Bachauer International Piano Competition). O 1º lugar foi do americano Duane Hulbert.

16 de março. Recital de Jacques Klein com obras de Mozart (Fantasia em Ré menor, Sonata K.545), Beethoven (Sonata Op.111), Chopin (Barcarola Op.60, Polonaise-fantaisie Op.61, Baladas No.1 e No.4). University Great Hall, Joanesburgo, África do Sul.

19 de março. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a National Symphony Orchestra of the SABC sob regência de Elyakum Shapirra. Cidade não-especificada, África do Sul.

21 de abril. Edson Elias sola obras de Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4, Choros No.5 'Alma brasileira' e Hommage à Chopin), Nobre (Hommage à Rubinstein), Claudio Santoro (Paulistana No.1 e Toccata), Beethoven (Sonata No.23) e Liszt (Sonata). Musikverein (Brahms-Saal), Viena, Áustria.

22 de abril. Nelson Freire sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Seattle Symphony Orchestra sob regência de Rainer Miedél. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

6 de outubro. Recital de Antônio Guerra Vicente (violoncelo) e Belkiss Carneiro de Mendonça (piano) com obras de Vivaldi (Sonata No.5), Brahms (Sonata No.1 para violoncelo e piano), Henrique Oswald (Elegia), Villa-Lobos (Sonata No.2 para violoncelo e piano e Ária das Bachianas brasileiras No.5). Paramaribo, Suriname.

10 de outubro. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Schumann (Cenas infantis e Romance Op.28), Debussy (5 Prelúdios), Chopin (Sonata No.3). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA. [Obs. Esta foi a última vez que Tagliaferro tocou no Carnegie Hall]

23 de outubro. Recital de Antônio Guerra Vicente (violoncelo) e Belkiss Carneiro de Mendonça (piano) com obras de Villa-Lobos (O canto de nossa terra e Ária das Bachianas brasileiras No.5), Henrique Oswald (Elegia), Camargo Guarnieri (Sonata No.1 para violoncelo e piano). Tegucigalpa, Honduras.

9 de novembro. Jacques Klein sola a Fantasia Coral de Beethoven com a Philharmonia Orchestra sob regência de Lovro von Matačić. Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra.

20 de novembro. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Darius Milhaud (Saudades do Brasil), Sérgio de Vasconcellos-Corrêa, Marlos Nobre, Edino Krieger (Sonatina), Villa-Lobos (A prole do bebê No.1, provavelmente completa), Ernesto Nazareth (2 valsas) e Camargo Guarnieri (Dança brasileira, Dança negra, Dança selvagem). Paris, França.