123
  • Uma carta de Camille Saint-Saëns a Barrozo Netto
    Se você vivesse em 1916 e tivesse a oportunidade de escrever a Camille Saint-Saëns, um dos maiores mitos do piano, você pediria que ele escrevesse uma peça dedicada a você? O pianista carioca Barrozo Netto fez isso, e recebeu uma resposta com delicada ironia francesa, confira abaixo.
  • Promoção IPB
    ATENÇÃO PIANISTAS! Estamos fazendo uma nova super promoção neste mês. Você pode adquirir por R$49,00 um pacote com 90 partituras em arquivos digitais (PDF) que os assinantes do IPB receberam até o momento. São partituras que representam o que o piano brasileiro tem de melhor, cuidadosamente escolhidas de nosso acervo. Basta escolher 9 álbuns da lista abaixo, e enviar um e-mail para institutopianobrasileiro@gmail.com (ou mensagem para nossa página), que enviaremos as instruções de pagamento.
  • Resenha do disco-livro "Adoniran em partitura - 12 canções inéditas"
    Recebemos recentemente o primoroso disco-livro "Adoniran em partitura - 12 canções inéditas" do Conjunto João Rubinato, com textos de Tomás Bastian​ e Ayrton Mugnaini Jr.​ (Associação Cultural Cachuera​!, 2017, 96 pp.). Este trabalho resgata as 12 canções de Adoniran Barbosa que ainda permaneciam inéditas em gravação, e para isto foi feita uma rigorosa pesquisa em livros, jornais e revistas, partituras, gravações e até mesmo entrevistas com pessoas que tiveram contato com o sambista - ou seja, todas as fontes possíveis.
  • IPB recebe o prêmio APCA 2017!
    É com grande alegria que comunicamos que o Instituto Piano Brasileiro, fundado em 2015 pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias, acaba de receber o Prêmio APCA 2017 (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria “Projeto musical”. Nestes dois anos de existência do IPB, temos procurado ampliar o entendimento sobre o universo do piano brasileiro, trazendo à tona facetas ainda pouco exploradas das histórias de nossos grandes pianistas e compositores. Temos um longo caminho pela frente, e agradecemos a todos que têm nos acompanhado nesta trajetória, em especial nossos assinantes, que tornam o trabalho possível. Saiba mais aqui.
  • Mario Braz da Cunha, o maior gravador de partituras do Brasil
    Quem já estudou em partituras brasileiras antigas, certamente já se deparou com uma curiosa inscrição abaixo do último compasso de várias delas: "Mário, gravador" Quem seria este gravador sem sobrenome, que aparece assinando centenas de partituras das décadas de 1920 e 1930?
  • Entrevista com Rodrigo Alzuguir
    Em entrevista ao IPB, o multifacetado músico, produtor e escritor Rodrigo Alzuguir, ganhador do Prêmio Jabuti, fala sobre sua carreira, suas pesquisas, peças de teatro, livros, e sobre o álbum "Rio de Janeiro: Álbum pitoresco - musical", que resgatou uma parte importante da história pianística do Império. Confiram!
  • Está inaugurada a editora do IPB!
    É com satisfação que anunciamos a inauguração da editora do Instituto Piano Brasileiro!
  • Coleção Hermelindo Castelo Branco - Parte 1 - Letra A
    Iniciamos aqui a divulgação do catálogo de partituras da coleção de mais de 6.000 canções reunidas pelo tenor e pianista Hermelindo Castelo Branco.
  • Coleção Hermelindo Castelo Branco - o maior acervo de canções brasileiras já reunido!
    Um acervo com mais de 6.000 partituras brasileiras para canto e piano, contendo composições desde o século XIX até obras contemporâneas – este é o legado do pianista e tenor Hermelindo Castelo Branco (1922-1996).
  • 107 partituras de Sinhô (José Barbosa da Silva) agora disponíveis! (Parte 1)
    É com grande alegria que anunciamos a disponibilização de 107 partituras compostas pelo grande sambista Sinhô (1888-1930), cujo nome verdadeiro era José Barbosa da Silva. Esta é a primeira vez que o IPB gera sua própria edição online, com partituras que passaram por uma criteriosa revisão.
  • Entrevista com Hercules Gomes
    Hercules Gomes é um dos grandes nomes da nova geração do piano brasileiro. Misturando influências do piano popular e erudito, ele tem criado um estilo único, trazendo de volta a rica linguagem dos pianistas populares do início do século XX. Acompanhe a entrevista que Hercules concedeu ao IPB, em que ele fala sobre o início de sua carreira, suas várias influências, e projetos atuais e futuros!
  • Villa-Lobos por Aloysio de Alencar Pinto
    No dia 14 de maio de 1994, o pianista, compositor e grande musicólogo Aloysio de Alencar Pinto foi entrevistado por Maria Augusta Machado da Silva e Vasco Mariz, na residência deste último. O tema era um compositor caro a todos: Villa-Lobos, de quem Mariz é biógrafo. Aloysio conheceu Villa em Paris em 1933, tornando-se um grande amigo, e estudioso de sua obra.
  • 12º e 13º relatórios do Instituto Piano Brasileiro - outubro e novembro de 2016
    O IPB conta com 83 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria: http://recorrente.benfeitoria.com/InstitutoPianoBrasileiro (agradecemos a todos os assinantes, que tornam o IPB possível). Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem dos álbuns de partituras dos dois últimos meses segue abaixo:
  • Entrevista com a pianista Maria Teresa Madeira (parte 2)
    Na segunda parte da entrevista, realizada no Clube do Choro de Brasília em dia 30 de março de 2016, a pianista Maria Teresa Madeira falou em mais detalhes sobre a gravação histórica que realizou da obra integral de Ernesto Nazareth, e também sobre sua admiração por Carolina Cardoso de Menezes, como foi filmar para a minissérie da Chiquinha Gonzaga em 1999, e o que gostaria de gravar no futuro.
  • Villa-Lobos Complete Works Box Set ou Onde estão as integrais brasileiras?
    “OBRA COMPLETA DE VILLA-LOBOS FINALMENTE É GRAVADA”. É o que gostaríamos de ver estampado na primeira página dos cadernos de cultura espalhados pelo Brasil. Para qualquer ouvinte ou colecionador de música clássica, a caixa acima seria um verdadeiro tesouro. Porém, caro leitor, esta caixa de 74 CDs infelizmente não existe, e provavelmente não existirá tão cedo.
  • Entrevista com a pianista Maria Teresa Madeira (parte 1)
    No dia 21 de março, a pianista Maria Teresa Madeira concedeu uma longa entrevista ao IPB, que estamos trazendo a público pela primeira vez agora. A primeira parte da entrevista foi realizada no estúdio da pianista (Laranjeira Records, Rio de Janeiro), e os temas abordados foram o começo de sua carreira, sua época de estudante na UFRJ, os vários professores que teve, o repertório que estudou, seu mestrado nos Estados Unidos, sua dedicação à música brasileira, e seu projeto monumental de gravar a obra integral de Ernesto Nazareth. Confiram!