1960

No Brasil

Estreia brasileira do Concerto No.5 para piano e orquestra, de Villa-Lobos, por Felicja Blumental ao piano, e Alceo Bocchino regendo a Orquestra Sinfônica Brasileira, Rio de Janeiro.

Março. Recital de Marlene Akel com obras de Beethoven (Sonatas No.32 e No.17), Chopin, Camargo Guarnieri (Dança negra), Schaia, Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Liszt, Gottschalk (Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro). Clube Pontagrossense, Ponta Grossa, PR.

13 de março. Recital de João Carlos Martins como parte do ciclo integral dos dois volumes de O Cravo bem temperado, de J. S. Bach (primeiro de quatro recitais). TMSP.

29 de março. Recital de Oriano de Almeida com 9 obras de Chopin. TMRJ.

2 de abril. Jacques Klein e Cesarina Riso solam o Concerto para dois pianos de Mozart; e Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Souza Lima. TMRJ.

Abril (talvez dia 9). Recital de Eudóxia de Barros com obras de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e talvez outros compositores. De bis, interpretou o Estudo Op.10 No.1 de Chopin, dentre outras peças. São Paulo.

10 de abril. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Bach-Bauer, Beethoven (Sonata No.23), Chopin (Fantasia e 2 Estudos), Paganini-Liszt (Estudo No.6), Villa-Lobos (Prelúdio-Ária das Bachianas brasileiras No.4, Choros No.5 "Alma brasileira", Festa no sertão e Dança do índio branco), Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Prokofieff (Sonata No.3). TMSP.

19 de abril. Recital do duo pianístico Souza Lima - Fritz Jank com obras de Mozart (Sonata K.448 para dois pianos), Saint-Saëns (Variações sobre um tema de Beethoven), Guastavino (Llanura, em 1ª audição em São Paulo e talvez no Brasil), Octavio Pinto (Cenas infantis), Casadessus, Reger (Variações e fuga sobre um tema de Mozart, em 1ª audição em São Paulo e talvez no Brasil). Teatro Cultura Artística - Grande auditório, São Paulo. [acesse aqui o programa]

20 de abril. Recital do Quarteto de Cordas Municipal, Juan Carlos Ortiz (canto) e Fritz Jank (piano) com obras de Dvorak. TMSP.

26 de abril. Recital de Maria da Penha com obras de Mozart (Sonata No.11), Schumann (Cenas infantis), Chopin (Sonata No.2), Francisco Mignone (Sonata No.1), Stravinsky, Ravel, Debussy. TMRJ.

5 ou 10 de maio. Recital de Bernardo Segall. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

6 de maio. Souza Lima sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica de Santos sob regência de Moacyr Serra. Local não-identificado [talvez Clube XV], Santos, SP. [acesse aqui o programa]

7 de maio. Recital de Alexander Jenner pela Associação Baiana de Arte. Salvador (BA).

8 de maio. Lêda Coelho de Freitas (soprano) e Gilberto Tinetti (piano) interpretam obras de Glück, Handel, Fauré, Mandoline, Brahms, Poulenc, Villa-Lobos (Seresta No.9 "Abril) e Seresta No.12 "Realejo"), Camargo Guarnieri (Eu gosto de você), Turina. TMRJ.

8 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica das Emissoras Associadas sob regência de Bernardo Federowsky, tendo Fritz Jank como solista. TMSP.

14 de maio. Recital de Arnaldo Paoli (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de maio. Recital de Juan Carlos Ortiz (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de maio. Recital de Alexander Jenner. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

21 de maio. Recital de Jacques Klein com obras de Chopin (os 24 Prelúdios), Mendelssohn (Variações sérias), Francisco Mignone (Lenda sertaneja No.8), Beethoven (Sonata No.23). TMRJ.

24 de maio. Recital de Friedrich Gulda com obras de Handel (Suítes em mi menor e sol menor), Schumann (Cenas da floresta), Beethoven (Sonatas No.15, e No.21). TMRJ.

26 de maio. Maria Regina Pena sola as Três danças brasileiras, de Dinorah de Carvalho, com a Orquestra Sinfônica do Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP.

27 de maio. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

27 de maio. Recital de Ruth Slenczynska com obras de Liszt, Bach, Talma, Schumann (Estudos sinfônicos - versão completa, com as variações póstumas), e Chopin (as quatro Baladas). TMRJ. [acesse aqui o programa]

28 de maio. Friedrich Gulda sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

29 de maio. Recital de Ruth Slenczynska com obras de Bach (Concerto italiano), Joio (Sonata No.3), Brahms, Rachmaninoff, Chopin (os 24 Prelúdios), Paganini-Liszt. TMRJ. [acesse aqui o programa]

30 de maio. Recital de Friedrich Guida. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

31 de maio. Recital de Alexander Jenner com obras de Mozart (Sonata No.5), Beethoven (Sonata No.23), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Debussy, Ravel, Chopin (4 Peças). TMRJ.

5 de junho. Thais Veiga Borges sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

6 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff e o Concerto No.5 'Imperador' de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Edoardo de Guarnieri. TMSP.

9 de junho. Recital de Friedrich Gulda com obras de Haydn (Sonata não-identificada), Beethoven (Sonata No.26), Ravel (Sonatina), Chopin (Sonata No.3). TMRJ.

12 de junho. Liza Kechichian sola o Concerto No.3 de Beethoven com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

13 de junho. Felicja Blumental sola o Concerto No.5 (em 1ª audição no Brasil) de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

18 de junho. 1º dia de semifinal do I Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. TMRJ.

19 de junho. 2º dia de semifinal do I Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. TMRJ.

19 de junho. João Ronaldo Rangel sola o Concerto de Grieg com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

20 de junho. Recital de Ruggiero Ricci (violino) e Fritz Jank (piano). Teatro Cultura Artística, São Paulo.

21 de junho. Recital de Malcolm Troup com obras de Bach (Toccata em dó menor), Beethoven (Variações Diabelli), Ravel, Villa-Lobos (Rudepoema), 

21 de junho. 1º dia de final do I Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. Os candidatos interpretaram concertos com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. TMRJ.

22 de junho. 2º dia de final do I Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. Os candidatos interpretaram concertos com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Júri: José Siqueira (presidente), Guiomar Novaes, Oriano de Almeida, Elzira Amabile, Arnaldo Rebello, Lucia Branco, Raymond Lewenthal, Francisco Mignone, Déa Orccioli, Aloysio de Alencar Pinto, Waldemar de Almeida. Classifícação: 1º lugar: Luiz Medalha Filho; 2° lugar: Edda Fiori; 3º lugar: Maria do Rosário Machado Rodrigues; 4" lugar: Silvio Cruz Rabozzi (ou Rabbasi); 5° lugar: Sara Mutchnik. TMRJ. [acesse aqui o livro de candidatos)

25 de junho. Recital de Anna Stella Schic com obras de Scarlatti (2 Sonatas), Mendelssohn, Schubert (Sonata Op.143 em lá menor), Chopin (4 peças), Villa-Lobos (Plantio do caboclo e Festa no sertão). TMRJ.

25 de junho (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Alexander Jenner sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Souza Lima. TMRJ.

27 de junho. Recital de Giuliano Montini pela Associação Baiana de Arte. Salvador (BA).

29 de junho. Recital de Peter Frankl com obras de Beethoven (32 Variações), Brahms, Liszt (Sonata), Chopin, Bartok. TMRJ. 

2 de julho. Recital do Quarteto Municipal de São Paulo (Alfonsi, Schaffmann, Oelsner, Corazza) e Peter Frankl (piano), com o Quinteto e o Quarteto Op.47 para piano e cordas, de Schumann. Frankl interpretou ao piano solo as Cenas infantis, de Schumann. Também participou do recital a cantora Maria de Lurdes Cruz Lopes. TMRJ. 

3 de julho. Antônio Guedes Barbosa sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Edoardo di Guarnieri. TMRJ.

3 de julho. Edina de Domenico Pinheiro sola o Concerto No.20 de Mozart com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

6 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.5 de Beethoven "Imperador" e o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Edoardo di Guarnieri. TMSP. [acesse aqui o programa]

10 de julho. Rita de Lima Dias sola o Concerto No.1 e Mendelssohn com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

11 de julho. Recital de Carl Seemann com obras de Scarlatti (4 Sonatas), Mozart, Beethoven (Sonata No.9), Scriabin (8 Prelúdios Op.11), Debussy (Suite pour le piano). TMRJ. 

13 de julho. Yara Bernette sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Franz-Paul Decker. TMSP. [acesse aqui o programa]

16 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Howard Mitchell. TMRJ.

17 de julho. Fernando Lopes sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Howard Mitchell. TMRJ.

23 de julho. Yara Bernette sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Franz-Paul Decker. TMRJ.

24 de julho. Rosana Martins sola o Concerto No.27 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Franz-Paul Decker. TMRJ.

24 de julho. Marlene Migliari Fernandes sola o Concerto No.1 de Beethoven com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

1º de agosto. Recital de Felicja Blumental com obras de Bach-Liszt, Angeles, João de Souza Carvalho (Toccata em ré menor), Frei Jacinto (Toccata em sol menor), Brahms (Variações sobre um tema de Paganini, Livro I e Livro II), Villa-Lobos (Prelúdio, Mov.1 das Bachianas brasileiras No.4, e As três Marias), Chopin (4 peças). TMRJ. 

2 a 14 de agosto. Realização do 2º Concurso Nacional de Piano na Bahia, organizado pela Associação Baiana de Arte e Reitoria da Universidade da Bahia. Salvador (BA). Júri: Ondina Portela Ribeiro Dantas (presidente), Liddy Chiaffarelli Mignone, Waldemar Almeida, Anna Stella Schic, Francisco Mignone, Arnaldo Rebello, Souza Lima, Pièrre Klose e Jacques Klein. Alguns dos pianistas que participaram foram: Luiz Eça, Joel Bello Soares, Dina Gombarg, Sonia Maria Strutt, Antonio Guedes Barbosa, Eliana Caldas, Eduardo Hazan, Ezequiel Moreira Júnior, Ilza Araujo Antunes e Sônia Muniz. 1º lugar: Eduardo Hazan; 2º lugar: Antonio Guedes Barbosa; 3º lugar: Eliana Caldas; 4º lugar: Sonia Maria Strutt; 5º lugar: Joel Bello Soares. [acesse aqui o programa completo]

2 de agosto. Concerto inaugural do 2º Concurso Nacional de Piano na Bahia. Sebastian Benda sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica da Reitoria da Universidade da Bahia, sob regência de Francisco Mignone. Reitoria da Universidade da Bahia. Salvador (BA). [acesse aqui o programa completo]

3 de agosto. Lulli Oswald sola a Fantasia Húngara de Liszt com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

3 de agosto (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital de Jacques Klein com obras de Mozart (Sonatas No.16 e No.8), Schubert (Fantasia Wanderer), Camargo Guarnieri (Dança negra), Chopin (as 4 Balas). TMRJ.

5 de agosto. Recital de Leda Coelho de Freitas (canto) e Gilberto Tinetti (piano). Teatro Cultura Artística, São Paulo.

6 de agosto. Homero de Magalhães sola o Concerto No.25 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Schnorrenberg. TMRJ.

6 de agosto. Recital de Fernando Lopes com obras de Frescobaldi-Respighi, Mozart (Sonata No.11), Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Brahms, Chopin (4 peças). TMRJ. 

9 de agosto. Recital de Camilo Michalka (tenor), Paolo Nardi (clarineta) e Hermelindo Castelo Branco (piano) com obras de Handel, Mozart, Beethoven, Schumann, Wolf, Schubert, Fauré, Richard Strauss, Weigartner, Francisco Mignone (A sombra), Villa-Lobos (Seresta No.11 "Redondilha" e Evocação - No.7 da série "Modinhas e canções"). TMRJ. 

11 de agosto. Recital de Joel Rosen com obras de Haydn, Chopin (Sonata No.3), Ravel, William Schumann, Villa-Lobos (A prole do bebê, provavelmente a No.1, e talvez integral), Liszt. TMRJ. 

13 de agosto. Maria Leonor Garcez de Oliveira sola a Rhapsody in Blue de Gershwin com orquestra sob regência de Gedeão Martins. TMRJ.

13 de agosto. Arnaldo Estrella sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Felix Prohaska. TMRJ.

14 de agosto. Edda Fiore sola o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Felix Prohaska. TMRJ.

14 de agosto. Maria Lucia Macedo Hauer sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

16 de agosto. Lulli Oswald sola a Fantasia Húngara de Liszt com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

17 de agosto. Lili Kraus sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Arthur Fiedler. TMRJ.

18 de agosto. Miriam Ramos sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Arthur Fiedler. TMRJ.

21 de agosto. Eny da Rocha sola o Concerto No.2 de Chopin com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

22 de agosto. Recital de Joseph Schwartz com obras de Bach, Mozart (Sonata No.18), Chopin (Sonata No.3), Debussy (Estampes), Ives (The Alcotts (Concord Sonata)), Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Liszt. TMRJ.

24 de agosto. Recital de Joseph Schwartz com obras de C. P. E. Bach, Schubert (Sonata No.21), Beethoven (Sonata No.23), Barver (Excursions), Villa-Lobos (O chicote do diabinho, de O carnaval das crianças), Chopin (5 peças). TMRJ.

27 de agosto. Recital de Jose Tordesillas com obras de Mozart (Sonata No.12), Brahms (Variações sobre um tema de Paganini, 2º livro), Schumann (Cenas infantis), Liszt, Albéniz (Suíte Ibéria). TMRJ.

29 de agosto. Recital de Raymond Lewenthal com obras de Liszt (Sonata e 3 Sonetos de Petrarca), Chopin (4 Scherzos). Teatro Copacabana, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

30 de agosto. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

2 de setembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Busoni, Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.21), Schumann, Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Chopin (5 peças). Teatro Coliseu, Santos (SP). [acesse aqui o programa]

4 de setembro. Almeida Prado (José Antonio de Almeida Prado) sola o Concerto No.20 de Mozart com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

5 de setembro. Recital do Duo Dunscombe - Van Solkema (violoncelo e piano). Teatro Cultura Artística, São Paulo.

8 de setembro. Felicja Blumental sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

9 de setembro. Recital de Natuscia Calza. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

9 de setembro. Recital de Daniel Barenboim com obras de Beethoven (Sonatas No.27, No.23 e No.29). TMRJ.

10 de setembro. Recital de Fritz Hofer com obras de Rameau, Liszt (3 peças), Chopin (Sonata No.2 e Allegro de concerto Op.46), Villa-Lobos (Impressões seresteiras). TMRJ.

14 de setembro. Recital de Natuscia Calza com obras de Clementi (Sonata em fá sustenido menor), Scarlatti (8 Sonatas), Schumann, Chopin. TMRJ. 

15 de setembro. Recital de Lili Kraus com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Mozart (Sonata No.11), Schubert (Fantasia Wanderer), Villa-Lobos (peças do Guia prático: Meu pai amarrou meus olhos; Laranjeira pequenina; A maré encheu), Bartok (3 Rondós), Chopin. TMRJ. 

18 de setembro. Sonia Maria Strutt sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

20 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto em ré maior de Haydn com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

22 de setembro. Recital de Lili Kraus pela Associação Baiana de Arte. Salvador (BA).

27 de setembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal, Maria de Lourdes Cruz Lopes (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

29 de setembro. Gino Alfonsi (violino), Calixto Corazza (violoncelo) e Fritz Jank (piano) solam o Concerto tríplice de Beethoven. Souza Lima sola o ConcertoNo.1 de Liszt. Ambos com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Armando Belardi. TMSP. [acesse aqui o programa]

2 de outubro. Sigrido Levental sola o Concerto No.3 de Beethoven com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

8 de outubro. Isabel Mourão sola o Choro para piano e orquestra com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

9 de outubro. Isabel Mourão sola o Choro para piano e orquestra com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

9 de outubro. Armida Valeri sola o Concerto No.1 de Liszt com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

10 de outubro. Recital do duo pianístico Souza Lima - Fritz Jank com obras de Bach-Camin, Vivaldi-Camin, Shostakovich (Concertino Op.94), Poulenc (Sonata para dois pianos), Rachmaninoff (Suíte No.2 para dois pianos). Teatro Cultura Artística - Grande auditório, São Paulo. [acesse aqui o programa]

13 de outubro. Recital de Estelinha Epstein com obras de Scarlatti, Soler, Mozart, Haydn, Schumann, Liszt, Lyapunov e Camargo Guarnieri. Teatro Maria Della Costa, São Paulo.

16 de outubro. Maria Bernardette Barreto de Menezes sola um dos Concertos em dó maior de Mozart com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

17 de outubro. Recital de Maria da Penha. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

17 de setembro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Chopin (Sonata No.2, 2 Baladas e outras peças). TMRJ.

18 de outubro. 1º Festival de Música de 1960. Recital de Fritz Jank. Teatro Maria Della Costa, São Paulo.

19 de outubro. João Carlos Martins sola o Concerto em lá maior (provavelmente o No.23) de Mozart com a Orquestra de Câmara de São Paulo sob regência de G. Olivier Toni. Teatro Maria Della Costa, São Paulo.

3 de novembro. Recital de Georg Meerwein (oboé) e Gerardo Parente (piano) com obras de Schumann (3 Romanças Op.94 para oboé e piano), Nielsen (2 peças de fantasia Op.2 para oboé e piano), Ryelandt (Sonatina em lá maior Op.28 para oboé e piano), Britten (6 metamorfoses segundo Ovidio Op.49 para oboé solo), Schumann (Adagio e Allegro Op.70 para oboé e piano). Salões do Clube Guaíra, Ponta Grossa (PR).

6 de novembro. Eunice Catelli Fernandez sola o Concerto em Fá de Gershwin com orquestra não-identificada (provavelmente Orquestra Sinfônica Municipal), regente não-identificado. TMSP.

7 de novembro. Recital de Maria de Lourdes Cruz Lopes (canto), Quarteto de Cordas Municipal de São Paulo, e Fritz Jank (piano), com obras de Haydn, Schumann (Dichterliebe), Mussorgsky, Respighi. TMRJ.

11 de novembro. Recital de Raymond Lewenthal com obras de Chopin (incluindo as Sonatas No.2 e No.3, e os 4 Scherzos). TMRJ. 

12 de novembro. Concerto comemorativo do 20º aniversário da OSB. Rosana Martins sola o Concerto No.27 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

13 de novembro. Elsa Trindade Tondin Rosa sola a Fantasia húngara, de Liszt, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

14 de novembro. Recital de Nathan Schwartzman (violino) e Gilberto Tinetti (piano) com obras de Glück-Kreisler, Mozart (Concerto No.3 em sol maior), Franck (Sonata), Villa-Lobos (O canto do cisne negro), Francisco Mignone (Valsa de esquina No.2, transcrita para violino e piano), Bloch, Khachaturian, Smetana. TMRJ. 

22 de novembro. Recital de Gino Alfonsi (violino), Calixto Corazza (violoncelo) e Fritz Jank com obras de Schubert. Auditório Theodoro, São Paulo.

22 de novembro. Recital de Isabel Mourão com obras de Handel, Mozart (Sonata No.10), Beethoven (Sonata No.17), Schubert, Chopin, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira", Impressões seresteiras e 4 peças do Guia prático: Acordei de madrugada, A maré encheu, Manquinha e Na corda da viola), Dohnanyi. TMRJ.

23 de novembro. Recital de Rosana Martins com obras de Bach, Mozart (Sonata No.11), Schumann, Debussy, Villa-Lobos (Plantio do caboclo), Liszt, Chopin, pela Associação Baiana de Arte. Teatro Castro Alves, Salvador (BA).

24 de novembro. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

11 de dezembro. Souza Lima sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Bernardo Federowski. TMSP. [acesse aqui o programa]

18 de dezembro. Prova final do Concurso "Troféu Villa-Lobos". 6 concorrentes finalistas interpretaram o 4º movimento "Toccata" das Bachianas brasileiras No.3 de Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. Foram eles: Thais Veiga Borges, Edina de Domênico Pinheiro, Eny da Rocha, Sônia Maria Strutt, Maria Bernardette Barreto de Menezes e Eunice Catelli Fernandez. Júri: Anna Stella Schic, Clarisse Leite, Estelinha Epstein, Odette de Faria, Irene Maurícia de Sá, Armando Belardi, Edoardo de Guarnieri, Bernardo Federowski, Arthur Kauffmann e José da Veiga Oliveira. TMSP. [acesse aqui o programa]

20 de dezembro. Audição dos alunos de Sofia Papautsky. Auditório da Discoteca Pública Municipal, São Paulo. [acesse aqui o programa] 

No mundo

150 anos do nascimento de Frederic Chopin.

Estreia da Sonata No.4, de Claudio Santoro, por Maria Clodes Jaguaribe, em Munique, Alemanha (RFA).

Daisy de Luca fica em 2º lugar no Concurso Internacional de Música Orense (International Music Competition Orense), na Espanha. O 1º lugar foi do holandês Jan Wijn.

15 de janeiro. Recital de Arnaldo Estrella. Filharmonia Narodowa, Varsóvia, Polônia.

11 de fevereiro. Concerto em homenagem aos 150 anos de nascimento de Chopin. Carmen Vitis-Adnet interpreta provavelmente o Andante spianato e Grande Polonaise brillante Op.22 de Chopin com a Orquestra de Câmara de Viena [Kammerorchester der Wiener] sob regência de Paul Angerer. Também participaram deste concerto Alexander Jenner, Hans Graf e Paul Badura-Skoda. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

20 de fevereiro a 15 de março. Realização do Concurso Chopin. 1º lugar: Maurizio Pollini; 2º lugar:  Irina Zaritskaya; 3º lugar: Ania Achot-Haroutounian; 4º lugar: Li Min-Chan; 5º lugar: Zinaida Ignatyeva; 6º lugar: Valeri Kastelsky. Magda Tagliaferro foi vice-presidente do júri. Varsóvia, Polônia.

25 de outubro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.20 de Mozart com a Chicago Symphony Orchestra sob regência de Antonino Votto. Chicago (talvez), EUA.

17 de novembro. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com a New York Philharmonic sob regência de Carlos Chavez. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

18 de novembro. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com a New York Philharmonic sob regência de Carlos Chavez. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

19 de novembro. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com a New York Philharmonic sob regência de Carlos Chavez. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

28 de novembro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven, Prokofieff, dentre outros. Town Hall, Nova York, EUA.

10 de dezembro. Jacques Klein interpreta obras de Beethoven (2 Rondós e Sonata No.32), Chopin (Baladas No.2 e No.4) e Prokofieff (Sonata No.7). Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (Mozart-Saal), Áustria.