2022

No Brasil

10 de julho. Luiz Guilherme Pozzi sola o Concerto No. 2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Paraná sob a Regência de Ligia Amadio. Teatro Guaira, Curitiba.

5 a 11 de setembro. É realizado o 2º Festival Internacional de Piano [2nd International Piano Festival] com participação dos seguintes candidatos: Antonina Suhanova, Hyerim Lee, Jordan Alexander, Noah Zhou, Rafael Ruiz, Robert Bily, Xiaohui Yang e Yeontaek Oh.Júri: Piotr Paleczny (presidente), Akemi Alink, Álvaro Teixeira Lopes, Eduardo Monteiro, Linda Bustani, Marian Rybicki, Pierre Réach, Roberto Tibiriçá e Lilian Barretto. Homenageado: Nelson Freire. 1º lugar (empatados): Yeontaek Oh e Xiaohui Yang; 2º lugar: não houve; 3º lugar: Noah Zhou. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

10 de setembro. Yeontaek Oh sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff; Noah Zhou sola o Concerto No.3 de Prokofieff; Xiaohui Yang sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky; todos os concertos foram executados na íntegra e com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. 2º Festival Internacional de Piano. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

17 de setembro. Apresentação da integral das Cartas celestes para piano solo de Almeida Prado, por 6 pianistas: Nos.1, 2 e 5 por Cesar Birschner; Nos.3, 4 e 6 por Paulo Meirelles; Nos.9 e 10 por Fabio Luz; Nos.14 e 15 por Beatriz Souza de Oliveira; Nos.16 e 17 por Ariel Lima; e No.18 por Karin Fernandes. Organização de Paulo Meirelles. Embaixada do Brasil em Paris, França.

12 de outubro. Recital de Arthur Moreira Lima e João Carlos Martins. Martins tocou obras de Bach, Ennio Morricone e Schumann. Moreira Lima tocou obras de Chopin e de compositores brasileiras. Ao final, ambos tocaram a dois pianos o Libertango, de Piazzolla. Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, Belo Horizonte (MG).

11 de novembro. Estreia mundial do Concerto para piano e orquestra, de João Rocha, tendo Hercules Gomes como solista à frente da Orquestra Sinfônica de USP (OSUSP) sob regência do próprio compositor. Anfiteatro Camargo Guarnieri, USP, São Paulo.

12 de novembro. Estefan Iatcekiw sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra do 34º Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA) sob regência de Roberto Tibiriçá. Teatro da Paz, Belém (PA).

13 de novembro. Estefan Iatcekiw sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra do 34º Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA) sob regência de Roberto Tibiriçá. Encerramento do festival. Teatro da Paz, Belém (PA),

1º de dezembro. Luiz Guilherme Pozzi sola o Concerto No. 1 de Shostakovich com a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo sob a Regência de Ligia Amadio. Anfiteatro Camargo Guarnieri, São Paulo.

No mundo

6 de fevereiro. 7º de 7 recitais com a integral das 32 Sonatas de Beethoven interpretadas por Sergio Monteiro. Neste recital foram interpretadas as Sonatas No.4, 25, 16, 20, 24, 15, 30 e 32. Petree Recital Hall, Oklahoma City University, EUA. [Obs. esta provavelmente foi a primeira vez que 8 sonatas de Beethoven foram tocadas em um mesmo recital por um brasileiro]

19 de novembro. Concerto da orquestra NOVUS NY sob regência de João Carlos Martins, com obras de Bach (Concertos de Brandenburgo Nos.3 e 1), Villa-Lobos (Bachianas brasileiras No.4) e André Mehmari (Portais Brasileiros No.2 "Cirandas"). Carnegie Hall (sala grande). Consta que João Carlos pode ter tocado algo ao piano. Nova York, EUA.