1974

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1974 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Cristina Ortiz (categoria "Solista"), André Luiz Rangel (categoria "Revelação"), Lydia Alimonda e Sérgio Vasconcelos Corrêa (dentre outros, na categoria "Prêmio especial").

Fevereiro. 3º Festival de Verão de Petrópolis (RJ), com 18 recitais e concertos e 4 cursos e palestras.

8 de março. Sônia Maria Vieira atua como solista frente à Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais sob regência do Tenente
Severino Ferreira Marques. TMRJ.

15 de março. Recital do Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrella, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; e Iberê Gomes Grosso, violoncelo) com obras de Glück (Trio Sonata em Dó maior), Locatelli (Sonata a tre em Sol maior), Saint-Saëns (Quarteto Op.41 em Si bemol maior). Foyer do TMRJ.

27 de março. Jörg Demus sola o Concerto No.22 e o Concerto No.21 de Mozart com a OSB sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

29 de março. Recital de Martha Noguera com obras de Mozart (Sonata No.3 K.281); Chopin (Sonata No.2); Ravel (Gaspard de la nuit); Prokofieff (Sonata No.7). TMRJ.

18 de abril. Recital de Irany Leme com obras de Bach-Siloti, Bach-Rummel, Scarlatti, Chopin, Gershwin (3 Prelúdios), Debussy, Albéniz, Aloysio de Alencar Pinto (Suíte sul-americana). Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

2 de maio. Recital de Jörg Demus. MASP, SP.

4 de maio. Recital de Jörg Demus. MASP, SP.

7 de maio. Recital de Jörg Demus. Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, SP.

9 de maio. Recital de Anna Stella Schic com obras de Bach (Concerto italiano), Haydn (Sonata em ré maior), Brahms, Philippot (Sonata No.2, em primeira audição no Rio de Janeiro), Prokofieff (4 Visões fugitivas), Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4 e Ciranda No.8 "Vamos atrás da serra, Calunga"). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse o programa aqui]

13 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

16 de maio. Recital de Peter Frankl com obras do romantismo. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

20 de maio. Recital de James Fields com obras do romantismo. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

22 de maio. Recital de Cussy de Almeida (violino) e Jacques Klein (piano) com as três Sonatas de Brahms para violino e piano. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

24 de maio. Recital de James Fields. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

29 de maio. Recital de Gary Graffman pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

31 de maio. Recital de Edson Elias. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

1º de junho. Gary Graffman sola o Concerto No.2 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pedro Ignácio Calderon. TMRJ.

12 de junho. Recital de Masuko Ushioda (violino) e Claudio de Britto (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de junho. Edson Lopes sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica da UFRJ sob regência de Florentino Dias. TMRJ.

30 de junho. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de La Rosa. TMRJ.

Julho. 1º Festival de Inverno de Petrópolis (RJ). com 8 concertos e 1 curso.

Julho (talvez dia 4). Recital de Eudóxia de Barros com obras de Bach-Busoni, Brahms, Beethoven (Sonata No.25), Chopin (2 peças), NIlson Lombardi (Miniatura No.2), Camargo Guarnieri (Improviso No.2, em 1ª audição mundial), Pe. Penalva (Mini-suíte No.1), Ernesto Nazareth (Batuque), León Biriotti (Espirales), Liszt (2 peças). MASP, São Paulo.

6 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.17 de Mozart em Sol maior K.453 com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Kurt Masur. TMRJ.

13 de julho. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Kurt Masur. TMRJ.

13 de julho. Falece a pianista paulista Antonietta Rudge.

13 de julho. Roberto Szidon (piano), Richard Metzler (piano) e dois percussionistas não-identificados solam o Concerto para dois pianos e percussão de Bartok com orquestra regida por Diogo Pacheco. TMSP.

14 de julho. Roberto Szidon (piano), Richard Metzler (piano) e dois percussionistas não-identificados solam o Concerto para dois pianos e percussão de Bartok com orquestra regida por Diogo Pacheco. TMSP.

19 de julho. Recital a dois pianos de Roberto Szidon e Richard Metzler. Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.

19 de julho (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital a dois pianos de Roberto Szidon e Richard Metzler. Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.

20 de julho. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Gérard Devos. TMRJ.

23 de julho. Magda Tagliaferro recebe o título de Cidadã Carioca.

27 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.27 de Mozart e as Variações Sinfônicas de Franck com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Pierre Colombo. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

28 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.27 de Mozart e as Variações Sinfônicas de Franck com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Pierre Colombo. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

2 de agosto. Recital de Jacques Klein com obras de Bach-Siloti (Prelúdio para órgão em Sol menor), Rachmaninoff (Prelúdios não-especificados), Debussy (Clair de lune), e Chopin (5 Prelúdios, 1 Noturno, Balada No.1). Talvez BBB Film Show, Rio de Janeiro.

7 de agosto. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Schumann (Sonata No.1) e Chopin (5 peças). TMSP.

9 de agosto. Recital do Trio Nirenberg, formado por Ilze Trindade (piano), Henrique Nirenberg (violino) e Marcio Mallard (violoncelo) com obras de Mendelssohn (Trio No.1), e José Vieira Brandão (Trio, provavelmente em 1ª audição mundial). Sala Miniatura, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

10 de agosto. "Solo jazz piano". Recital com os pianistas de jazz Marian McPartland, Teddy Wilson Ellis Larkins e Earl Hines, em que cada um tocou peças solo. TMRJ. [acesse aqui o programa]

11 de agosto. "Solo jazz piano". Recital com os pianistas de jazz Marian McPartland, Teddy Wilson Ellis Larkins e Earl Hines, em que cada um tocou peças solo. Country Club, Rio de Janeiro.

12 de agosto. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (2 Noturnos, Baladas No.1 e No.3; 4 Mazurcas; Sonata No.3 e Polonaise Op.53). TMRJ.

12 de agosto.  Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (6 Bagatelas Op.126, Sonata No.21 'Aurora', Sonata No.2 e Variações Eroica). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

17 de agosto. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

20 de agosto. Recital de Arnaldo Cohen com obras de Bach (Prelúdio e Fuga No.2 em Dó menor do Cravo bem temperado Volume 2; e Partita No.1); Beethoven (Sonata No.31); Chopin (Sonata No.2); Prokofieff (Sonata No.7). TMRJ.

21 de agosto. Recital do Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrella, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; e Iberê Gomes Grosso, violoncelo). Festival Fauré: 1ª Quarteto em Dó menor Op.15 e 2º Quarteto em Sol menor Op.45. Foyer do TMRJ.

27 de agosto. Recital de Maria Lucia Godoy (soprano), Gilberto Tinetti (piano), Caio Pagano (piano) e Leonardo Righi (clarineta) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de agosto. Recital de Nelson Freire com obras de Schumann (Arabesque e Sonata No.1) e Chopin (24 Prelúdios). TMRJ.

Setembro. Realização do Concurso Nacional de Piano Maria Luiza Priolli, promovido pela Academia de Música Lorenzo Fernandez, com apoio da Direção da Escola de Música da UFR. Júri: Henrique Morelembaum (presidente), Acácia Brasil de Melo, Belkiss Carneiro de Mendonça, Iris Bianchi, Maria Dulce Calmon, Maria da Penha, Yonne Bordinhão. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro.

7 de setembro. Laís de Souza Brasil sola o Concerto No.4 de Camargo Guarnieri com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência do próprio compositor. TMRJ.

11 de setembro. Recital a dois pianos de Roberto Szidon e Richard Metzler. Clube Paulistano, São Paulo.

12 de setembro. Recital de Richard Metzler. União Cultural Brasil Estados Unidos, São Paulo.

16 de setembro. Roberto Szidon sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com orquestra e regente não-identificados. TMSP.

21 de setembro. Pianista não-especificado sola o Concerto de Schoenberg (1ª audição no Rio de Janeiro) com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

30 de setembro. Recital do Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrella, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; e Iberê Gomes Grosso, violoncelo) com obras de Fauré (Quarteto Op.15 em Dó menor e Quinteto Op.34 em Fá menor). Foyer do TMRJ.

Outubro. Realização do 1º Concurso Nacional de Piano Guiomar Novaes, pela Abrarte, com 12 recitais. Os premiados ainda não foram identificados. Claudio Lisboa Soares recebeu Medalha de Honra ao Mérito. Petrópolis (RJ).

4 de outubro. Conjunto de Câmara de São José dos Campos, formado por Sergio Altman (flauta), Luiz Erasmo (violino), Isis Moreira (piano), João Roberto (piano), Alberto Moreira (piano) e BE (imagem) interpretam obras de Bach (Sonata No.5 para flauta e piano), Beethoven (Sonata No.5 para violino e piano), Almeida Prado (Fuga, para piano solo), Varèse (Deusity, para flauta solo), e Moreira BE (Ouviver, para som e imagem). Sala Veloso, São José dos Campos (SP).

5 de outubro. Edson Elias sola o Concerto No.3 de Bartok com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Robert Gerle. TMRJ.

8 de outubro. Recital do trio formado por Jacques Klein (piano), Cussy de Almeida (violino) e Peter Dauelsberg (violoncelo). Sala Veloso, São José dos Campos (SP).

12 de outubro. Recital de Eugenio Martins (flauta) e Ingvor Hjelmsdam (piano). Sala Veloso, São José dos Campos (SP).

15 de outubro. Recital de José Carlos Cocarelli. MASP, SP.

16 de outubro. Inauguração do Auditório Guiomar Novaes, da Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

17 de outubro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (3 Bagatelas Op.126, Sonatas No.31, No.10, No.21 'Waldstein'). Auditório do Museu Imperial de Petrópolis.

19 de outubro. Sônia Maria Vieira sola o Concerto em Lá menor de Grieg com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Mario Tavares. TMRJ.

26 de outubro. Recital de 1º Aniversário do MALB (Movimento Artístico Lúcia Branco). Marina Cordovil interpreta a Fantasia e Sonata em dó menor No.14 de Mozart. Alexandre Cantarino interpreta obras de Beethoven (Sonata No.15) e Bartok (Danças folclóricas romenas). Giulio Draghi interpreta obras de Camargo Guarnieri (Dança negra), Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Francisco Mignone (Valsa de esquina No.6, Crianças brincando, Quando eu era pequenino e Congada). Salão do Clube de Engenharia, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

31 de outubro. Recital de Edda Fiore com obras de Schubert (Sonata Op.78), Alban Berg (Sonata), Kabalevsky (Sonata No.3), MASP, São Paulo.

4 de novembro. Recital de Licia Lucas com obras de Frescobaldi, Scarlatti (5 Sonatas), Cimarosa (3 Sonatas), Respighi (3 Danças antigas), Clementi (Sonata Op.26 No.2 em Fá# menor), Casella. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

11 de novembro. Maria da Penha sola o Concerto No.1 de Prokofieff e a Toccata para piano e orquestra de Edino Krieger com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Carlos Eduardo Prates. TMRJ.

12 de novembro.  Recital de Dea Escobar (soprano) e Larry Fountain (piano) com obras de Bo Jonson, Purcell, Haydn, Fauré, Rodrigo, Mahler, Rachmaninoff e Villa-Lobos. TMRJ.

14 de novembro. Edson Elias atua como solista frente à Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros da Guanabara sob regência
do Capitão João Baptista. TMRJ.

17 de novembro. 1ª prova preliminar do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. TMRJ.

18 de novembro. 2ª prova preliminar do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. TMRJ.

19 de novembro. 1ª prova semifinal do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. TMRJ.

20 de novembro. 2ª prova semifinal do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. TMRJ.

20 de novembro. Recital dos vencedores do II Concurso de Piano do MALB (Movimento Artístico Lúcia Branco). Telma Coslovsky (1º lugar, 1º nível) interpretou obras de Beethoven, Camargo Guarnieri (Ficarás sozinha e Tanguinho, da Suíte mirim), e Mozart. Fabiano Antônio Jorge de Oliveira Santos (1º lugar, 2º nível) interpretou obras de J. S. Bach, C. P. E. Bach, Cramer, Chopin, Virginia Fiuza (Rodopiando), Lorenzo Fernandez (Marcha dos soldadinhos desafinados). Deborah Colker (1º lugar, 3º nível) interpretou obras de Bach, Mozart (Sonata No.11), Osvaldo Lacerda (Toada), Mendelssohn, Bartok. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ. [acesse aqui o programa]

22 de novembro. Prova final do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. TMRJ.

23 de novembro. Um dos Concertos para piano e orquestra, de Villa-Lobos, é solado por pianista não-especificado com a Orquestra do TMRJ sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

30 de novembro. Gilberto Tinetti sola o Concerto No.2 de Liszt para piano e orquestra com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Enrique Batiz. TMRJ.

4 de dezembro. Palestra de Souza Lima sobre Marguerite Long (sua ex-professora). Participaram também os pianistas Clara Satoko Doho, Marília Mangabeira Albernaz, Elizabeth R. Barthelson e Mariasinha Gerin interpretando obras de Debussy, Fauré e Ravel. Centro de Ciências, Letras e Artes, Campinas, SP. [acesse aqui o programa]

12 de dezembro. Inauguração do Teatro Guaíra, em Curitiba (PR).

16 de dezembro. Recital de Roberto Szidon. MASP, São Paulo.

No mundo

Estreia da Sonatina No.2, de Claudio Santoro, por Marita Zimmermann em Mannheim, Alemanha (RFA).

Arnaldo Cohen é um dos semifinalistas e fica em 6º lugar no I Concurso Internacional de Piano Arthur Rubinstein (Arthur Rubinstein International Piano Master Competition), em Tel Aviv, Israel. O americano Emanuel Ax ficou em 1º lugar.

14 de janeiro. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra do Gewandhaus sob regência de Kurt Masur. Gewandhaus, Leipzig, Alemanha.

15 de janeiro. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra do Gewandhaus sob regência de Kurt Masur. Gewandhaus, Leipzig, Alemanha.

11 de fevereiro. Recital de Jacques Klein com obras de Bach-Siloti (Prelúdio em Sol menor), Beethoven (Sonatas No.10, No.23 'Appassionata') e Brahms (Sonata No.3). Royal Dublin Society, Irlanda.

12 de fevereiro. Recital de Jacques Klein com obras de Brahms (3 intermezzos Op.119), Chopin (Barcarola Op.60, Noturno Op.15 No.2, Balada No.1), Villa-Lobos (Lenda do caboclo e Choros No.5 'Alma brasileira') e Prokofieff (Sonata No.7). Royal Dublin Society, Irlanda.

20 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto de Ravel com a Dresdner Philharmonie sob regência de Kurt Masur. Dresden, Alemanha.

21 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto de Ravel com a Dresdner Philharmonie sob regência de Kurt Masur. Dresden, Alemanha.

3 de março. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Tonkünstlerorchester sob regência de Isaac Karabtchevsky. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

5 de março. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Tonkünstlerorchester sob regência de Isaac Karabtchevsky. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

20 de março. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonatas No.10, No.31, No.11, Sonata No.23 'Appassionata'). Saal der Deutschen Bank, Frankfurt, Alemanha.

12 de junho. Recital de Flavio Varani com obras de Chopin (Sonata No.2 e outras peças). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

7 a 21 de setembro. Edson Elias é um dos semifinalistas e recebe medalha de bronze no Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Não houve 1º lugar neste ano. O 2º lugar foi da americana Alyce Leblanc.

Outubro. Luiz Medalha fica em 1º lugar no Concurso Internacional de Execução Musical Dr. Luis Sigall, em Viña del Mar, no Chile.

12 de novembro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (Trois nouvelles études, Baladas No.1 e No.3, 1 Noturno e Polonaise heroica Op.53), Schumann (Fantasia Op.17) e Liszt (Rapsódia espanhola). Grande Sala do Conservatório de Moscou (Bolshoi Zal Konservatorio). Moscou, União Soviética. [ouça aqui]