1999
Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1999 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Miguel Proença (categoria "Instrumentista").
12 de janeiro a 19 de março. É exibida a minissérie "Chiquinha Gonzaga", pela Globo, em 38 capítulos, e que resultaria em um revival das obras da compositora. Autoria: Lauro César Muniz; Colaboração: Marcílio Moraes; Direção: Jayme Monjardim, Marcelo Travesso e Luiz Armando Queiroz; Direção-geral: Jayme Monjardim. A minissérie foi amplamente baseada na biografia escrita por Edinha Diniz.
26 de fevereiro. Recital de Marcos Câmara interpretando obras de sua autoria (Poema del cuarto elemento, Batucada, Movimento eterno, Vielen tröpchen..., "Seis por quatro, simples...", Misteriosa forma del tiempo, Dança popular da Lemúria, Scherzo, E por si muove, Lo stregatto, Três vazios (I. Portas e janelas são atravessadas, II. Modela-se a argila, III. Trinta raios convergem para o cubo). Círculo Integrado de Música e Cinema (CIMC), São Paulo. [acesse aqui o programa]
16 de março. "Os Precursores". Recital do Quinteto Villa-Lobos, com participação da pianista Maria Teresa Madeira, com obras de Lorenzo Fernandez e Luciano Gallet (provavelmente foram interpretados outros autores também). Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
29 de março. Recital de Maria Teresa Madeira (piano) e Marcus Vianna (violino), provavelmente com obras de Chiquinha Gonzaga. SESC (provavelmente Rio de Janeiro).
30 de março. José Carlos Cocarelli sola as Variações sobre a Fantasia do Hino Nacional Brasileiro (em versão para piano e orquestra), de Gottschalk, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Sílvio Barbato. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.
10 de abril. "Para sempre Chiquinha". Recital de Clara Sverner (piano) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Chiquinha Gonzaga (incluindo arranjos a dois pianos). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
15 de abril. "Quintas com música". Recital de Paulo Sérgio Santos (clarineta) e Maria Teresa Madeira (piano). Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro.
10 de maio. Recital de Maria Teresa Madeira com obras de Chiquinha Gonzaga. Instituto Cultural Hispano-Brasileiro, Rio de Janeiro.
11 de maio. “Clássicos no Museu”. Recital de Maria Teresa Madeira com obras de Chiquinha Gonzaga. Museu da República, Rio de Janeiro.
27 de maio. Lançamento do CD Chiquinha Gonzaga, com recital de Maria Teresa Madeira. Country Club de Nova Iguaçu (RJ).
8 de junho. Recital de Leon Biriotti (oboé) e Maria Teresa Madeira (piano). Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
16 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Fábio Mechetti tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.
18 de junho. Inauguração do programa "Sala de Concerto", pela Rádio MEC FM, com transmissão ao vivo do recital da pianista Maria Teresa Madeira interpretando obras de Chiquinha Gonzaga (Lua branca, Faceiro, Atraente, Não insista rapariga, Cananéa, Bijou, Sedutor, Bionne, Plangente, Corta-jaca. De bis, foi interpretado Atraente. Produção: Lauro Gomes. Estúdio Sinfônico da Rádio MEC, Rio de Janeiro.
19 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista José Carlos Cocarelli. TMRJ.
26 de junho. Recital de Marcos Câmara com obras de sua autoria (Poema del cuarto elemento, Batucada, Movimento eterno, Vielen tröpchen..., "Seis por quatro, simples...", Misteriosa forma del tiempo, Dança popular da Lemúria, Scherzo, E por si muove, Lo stregatto, Três vazios (I. Portas e janelas são atravessadas, II. Modela-se a argila, III. Trinta raios convergem para o cubo). Na segunda parte, apresentou-se o Grupo Pianístico de São Caetano do Sul, sob coordenação e direção de Maria Elisa Leal Cardoso. Fernando Pavão e Tatiana Botaro (piano a 4 mãos) interpretaram Dobrado, de Oswaldo Franconi, e Frevo (da Brasiliana No.8), de Osvaldo Lacerda. Juliana Maturana e Mariana Annicchino (piano a 4 mãos) interpretaram No fundo do meu quintal, de Francisco Mignone. Edith Marie de Souza e Clovis Negrão Jr. (piano a 4 mãos) interpretaram obras de Lina Pires de Campos (Valsa No.1) e Baião (da Suíte Piratiningana). Ana Carolina Sacco e Edith Marie de Souza (piano a 4 mãos) interpretaram Os peixes, de Almeida Prado, Ponteio No.3, de Nilson Lombardi, e Cateretê (da Brasiliana No.12), de Osvaldo Lacerda. Centro de Música Brasileira, Auditório da Cultura Inglesa, São Paulo. [acesse aqui o programa]
26 de junho. Recital de Nelson Freire em homenagem aos 150 anos da morte de Chopin. TMRJ.
30 de junho. Recital de Lazar Berman. TMRJ.
9 de julho. Inauguração da Sala São Paulo, na antiga Estação Júlio Prestes.
17 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista José Feghali. TMRJ.
18 de julho. Recital de Paulo Sérgio Santos (clarineta), Aloysio Fagerlande (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Villa-Lobos, Mignone, Mendelssohn e Glinka. Palácio da Cidade, Rio de Janeiro.
1º de agosto. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra do 30º Festival de Inverno de Campos do Jordão sob regência de Roberto Tibiriçá. Campos do Jordão (SP).
14 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.
15 de agosto. Concerto da Orquestra Filarmônica de Köln sob regência de James Conlon tendo como solista Elena Bashkirova. TMRJ.
28 de agosto. Recital de Silvia Helena Sampaio de Castro. Na segunda parte, apresentou-se o Grupo de Canto da Universidade Livre de Música, sob coordenação da Profª Lenice Prioli. Centro de Música Brasileira, Auditório da Cultura Inglesa, São Paulo.
18 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum tendo como solista Linda Bustani. TMRJ.
22 de setembro. Recital de Maria Teresa Madeira. Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro.
26 de setembro. Luiz Guilherme Pozzi sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência de Jamil Maluf. Canal da Música, Curitiba.
28 de setembro. Vadim Rudenko sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Marcelo Ramos. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.
3 de outubro. Yael Weiss sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Marcelo Ramos. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.
12 de outubro. Marcelo Bratke sola o Concerto No.21 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Abel Rocha. Concerto ao ar livre no Lago dos Pedalinhos, Parque da Cidade, Brasília.
25 e 26 de outubro. Realização do VI Concurso Nacional de Piano Orestes Farinello. Anápolis, GO. [acesse aqui o livro de regulamentos]
20 a 29 de outubro. XIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.
21 de outubro. Transmissão do programa "Música e Músicos do Brasil", pela Rádio MEC FM, com Maria Teresa Madeira interpretando Chiquinha Gonzaga. Produção: Lauro Gomes. Estúdio da Rádio MEC, Rio de Janeiro.
14 de novembro. Recital de Carol McDavit (soprano) e Maria Teresa Madeira (piano). Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro.
17 de novembro. Comemoração dos 152 anos de nascimento de Chiquinha Gonzaga. Lançamento dos dois CDs com obras de Chiquinha Gonzaga. Recital de Maria Teresa Madeira. Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro.
19 de novembro. Recital de Carol McDavit (soprano) e Maria Teresa Madeira (piano). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
27 de novembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Yeruham Scharovsky tendo como solista Boris Berman. TMRJ.
13 de fevereiro. Eliane Rodrigues sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Netherlands Symphony Orchestra sob regência de Jaap van Zweden. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.