No Brasil
Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1978 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Vera Astrachan (categoria "Solista"), Amaral Vieira (categoria "Recitalista"). A obra "Appassionata, cantilena e toccata" (para viola e piano), de Osvaldo Lacerda, foi premiada na categoria "Obra de câmara", e a obra "Poemas da vida e da morte", para mezzosoprano e piano, de Amaral Vieira, é premiada na categoria "Obra vocal".
Mês não identificado. Recital a dois pianos de Emma de Souza Lima e João de Souza Lima (em comemoração ao 80º aniversário deste) com obras de Bach-Camin (Toccata dórica, em ré menor), Clementi (Sonata), Cramer-Napoleão (3 Estudos), Souza Lima (Suíte infantil, provavelmente em transcrição para dois pianos pelo autor), Rachmaninoff (2 movimentos da Suíte No.2 para dois panos), Francisco Mignone (Samba rítmico) e Saint-Saëns. Centro de Expansão Cultural, Auditório do Colégio S. José, Santos, SP.
[acesse aqui o programa]
16 de janeiro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonata No.21 'Waldstein' e Sonata No.23 'Appassionata') e Chopin (24 Prelúdios). Concha Verde da Urca, Rio de Janeiro.
Fevereiro (talvez dia 27). Recital de Eudóxia de Barros com obras de Chopin (6 peças), Mendelssohn, Rachmaninoff, Shostakovich, Villa-Lobos (Ciranda No.11 "Nesta rua, nesta rua..."), Ernesto Nazareth (Brejeiro, Odeon e Apanhei-
te, cavaquinho). Teatro Popular do Sesi, São Paulo.
10 de março. Jacques Klein sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais sob regência de Wolfgang Groth. Palácio das Artes, Belo Horizonte.
12 de março. Jacques Klein sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais sob regência de Wolfgang Groth. Palácio das Artes, Belo Horizonte.
18 de março. Falece a compositora gaúcha Esther Scliar.
15 de março. O TMRJ. fechado desde 19 de outubro de 1975, reabre suas portas após uma grande reforma
11 de abril. Recital de Jacques Klein. Recital de Jacques Klein com obras de Liszt (Ave Maria, Invocation), Beethoven (Variações Eroica), Chopin (Baladas No.1 e No.4), Camargo Guarnieri (Dança negra), Prokofieff (Sonata No.7). Teatro Castro Alves, Salvador.
15 de abril. Recital de Eliane Sampaio (soprano) e Jacques Klein (piano) com 18 lieder de Schubert. MASP, São Paulo.
17 de abril. Recital de Jacques Klein. Castelo, Espírito Santo.
18 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovskiy com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho. Teatro Carlos Gomes, Vitória, Espírito Santo.
2 de maio. Recital de Ilan Rogoff com obras de P. Ben Haim (Sonatina em Lá menor, Op.38), Beethoven (Sonata No.23 'Appassionata'), Chopin (4 Baladas, Sonata No.2 e Polonaise Op.53 'Heroica'). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
6 de maio. Recital do com Trio Continental - Jacques Klein (piano), Cussy de Almeida (violino) e Peter Dauelsberg (violoncelo) - com obras de Haydn (Trio em Sol maior), Beethoven (Trio Op.11), Brahms (Trio Op.8). Teatro Municipal Dr. Perdigão, São Carlos (SP).
8 de maio. Recital do Duo Jenny Abel (violino) e Roberto Szidon (piano) com obras de Bartók (2Sonatas para violino e piano), Schumann (Adagio e Allegro para piano e trompa, em versão para violino e piano), Brahms (Sonata No.3 para violino e piano), Claudio Santoro (Sonata para violino e piano, em 1ª audição mundial). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
11 de maio. Recital de Jacques Klein com obras de Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Beethoven (Sonatas No.3 e No.4), Camargo Guarnieri (Dança Negra) e Prokofieff (Sonata No.7). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
12 de maio. Caio Pagano sola o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMSP.
13 de maio. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de David Machado. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
14 de maio. Caio Pagano sola o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMSP.
16 de maio. "Schubertíadas". Jacques Klein (piano), Cussy de Almeida (violino) e Peter Daulsberg (violoncelo) interpretam o Trio Op.100 de Schubert. Jacques Klein (piano), Cussy de Almeida (violino), George Kiszely (viola), Peter Daulsberg (violoncelo) e Pino Onnis (contrabaixo) o Quinteto "A truta', de Schubert. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
17 de maio. Recital de Jacques Klein e outros. Jacques Klein (piano), Cussy de Almeida (violino), George Kiszely (viola), Peter Dauelsberg (violoncelo) e Pino Omnis (contrabaixo) interpretam o Trio Op.100 e o Quinteto 'A truta' de Schubert. MASP, São Paulo.
20 de maio. Verena Pfenninger sola o Concerto de Schumann com a Orquestra do Tonhalle de Zurique sob regência de Gerd Albrecht. TMRJ.
20 de maio. Roberto Szidon sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
22 de maio. Recital de Rafael Orozco, 1º prêmio do Concursio Internacional de Leeds com obras de Albéniz (Málaga), Liszt (Sonata) e Chopin (4 Scherzos). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
26 de maio. É inaugurada a Sala Funarte Sidney Miller, Rio de Janeiro.
26 de maio. Recital de Salvatore Accardo (violino) e Jacques Klein (piano) com obras de Mozart (6 variações K.360), Beethoven (Sonata No.9 'Kreutzer' para violino e piano) e Brahms (Sonata No.3). Dvořákova Síň, Praga, Tchecoslováquia.
27 de maio. Arnaldo Estrella e Luiz Medalha solam o Concerto para dois pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica do TMRJ sob regência de Henrique Jordá. TMRJ.
31 de maio. Recital de Joerg Demus com obras de Schubert (3 Peças para piano D.946; 6 Momentos Musicais Op.94; Improvisos Op.90 No.2 e No.3; Fantasia Wanderer). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
1º de junho. Recital de Estelinha Epstein com obras de Lully (3 peças para cravo), Scarlatti (2 Sonatas), Dandrieu (Concert des oiseaux), Vivaldi (Concerto em ré menor para órgão), A. Theodoro Nogueira (Valsa-choro No.9), Villa-Lobos (3 Cirandinhas: Zangou-se o cravo com a rosa?, Carneirinho, carneirão, e Todo o mundo passa), Marlos Nobre (Samba matuto, do 1º Ciclo nordestino), Camargo Guarnieri (Ponteio No.24) e Dohnányi (Capricho). Auditório do Club Athletico Paulistano, São Paulo.
[acesse aqui o programa]
3 de junho. Recital de Jörg Demus colm obras de Schubert (12 Ländler Op.171, 4 Improvisos Op.142 e Fantasia em sol maior Op.78). MASP, São Paulo.
5 de junho. Recital de Anna Stella Schic e Sônia Muniz (piano a quatro mãos) com a obra completa para piano a quatro mãos de Beethoven (Tema e variações, Sonata Op.6, Canção e variações "Ich denke dein", Três marchas e Grande fuga). MASP, São Paulo.
6 de junho. Recital do Duo Feliz Wagner - Azael (piano e percussão). MASP, São Paulo.
7 de junho. Recital com obras de compositores contemporâneos, em primeira audição, incluindo a obra "Appasionato, cantilena, toccata", de Osvaldo Lacerda, para viola e piano. Intérpretes não-identificados. Masp, São Paulo.
8 de junho. Recital de Nelly e Jayme Ingram (2 pianos) com obras de Octavio Pinto, Tanaiev, Mozart, Poulenc, Infante e Lutoslawsky. MASP, São Paulo.
9 de junho. Recital do Gilberto Tinetti com obras de Beethoven, Schumann, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Chopin. MASP, São Paulo.
10 de junho. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Chopin (6 peças), Shostakovich, Mendelssohn, Rachmaninoff, Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4, Choros No.5 "Alma brasileira", Ciranda No.11 "Nesta rua, nesta rua..."), e a Prole do bebê No.1 completa. Eudóxia de Barros, MASP, São Paulo.
15 de junho. Recital de José Eduardo Martins com obras de Debussy e Scriabin. MASP, São Paulo.
16 de junho. Recital de Vera Astrachan com obras de Beethoven, Brahms, Schumann, Ireland. MASP, São Paulo.
17 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eduardo da Mata. TMRJ.
18 de junho. Recital de Vanya Elias-José com obras de Beethoven (Sonata No.31), Prokofieff (Sonata No.3), Mozart (Sonata No.12), Chopin (Balada No.4), Villa-Lobos (Impressões seresteiras e Festa no sertão). MASP, São Paulo.
19 de junho. Recital de Attilio Mastrogiovanni com obras de Scriabin, Ginastera e Mussorgsky. MASP, São Paulo.
27 de junho. Recital de Peter Dauelsberg (violoncelo) e Jacques Klein (piano) com obras de Schumann (Fantasiestücke Op.73), Beethoven (Sonata No.3 para violoncelo e piano) e Brahms (Sonata No.1 para violoncelo e piano). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
27 de junho. Cristina Ortiz sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini para piano e orquestra de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Georges Sebastian. TMRJ.
28 de junho. Recital de Gary Graffman pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
30 de junho. Roberto Szidon sola o Concerto No.4 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Adrian Sunshine. Local não-identificado (talvez TMSP), São Paulo.
1º de julho a 29 de julho. Realização do Festival de Inverno Campos do Jordão, com direção artística de Eleazar de Carvalho. Entre os músicos convidados, participaram os seguinte pianistas: Raymond Bruce Beegle, Jorge Bolet, Myrian Dauelsberg, Jacques Klein, João Carlos Martins, Sonia Muniz, Miguel Proença, Helena Rostropovich, Anna Stella Schic, Bernardo Segall, Roberto Szidon. Campos do Jordão, SP.
1º de julho. Abertura do Festival de Inverno Campos do Jordão. O Trio de Câmara Continental (Jacques Klein, piano, Cussy de Almeida, violino, Peter Dauelsberg, violoncelo) interpretam o Trio No.2 D.929 de Schubert. Palácio Boa Vista, Campos do Jordão, SP.
2 de julho. Roberto Szidon sola o Concerto No.4 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Adrian Sunshine. Local não-identificado (talvez TMSP), São Paulo.
6 de julho. Recital de Jorge Bolet com obras de Liszt (incluindo Funerais e os 12 Estudos transcendentais) Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
8 de julho. Recital de Jorge Bolet com obras de Liszt (Consolações No.1 e No.6, Sonata em Si menor, Três sonetos de Petrarca No.47, No.104 e No.123, Reminiscências de Don Juan). Festival de Inverno Campos do Jordão. Palácio Boa Vista, Campos do Jordão, SP.
10 de julho. Recital de Jorge Bolet. Casa da Manchete, São Paulo.
10 de julho. Nelson Freire sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pedro Ignácio Calderon. TMRJ.
12 de julho. Recital de Jorge Bolet. Teatro Cultura Artistica, São Paulo.
14 de julho. Recital de Jenny Abel (violino) e Roberto Szidon (piano) com obras de Beethoven (Sonata No.4 para violino e piano), Schubert (Fantasia para piano e violino Op.159), Schumann (Sonata No.1 para violino e piano) e Mendelssohn (Sonata em Fá maior para violino e piano). Festival de Inverno Campos do Jordão. Palácio Boa Vista, Campos do Jordão, SP.
15 de julho. Recital de Anna Stella Schic e Sonia Muniz a 4 mãos com obras de Schubert (Lebensstürme D.947, Andantino com variações D.823, Grande Marche Heroique D.885, Fantasia em Fá menor D.940, Invenção e quatro variações sobre um tema original D.603). Festival de Inverno Campos do Jordão. Palácio Boa Vista, Campos do Jordão, SP.
15 de julho. Stephen Bishop sola o Concerto No.4 de Beethoven para piano e orquestra com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Simon Blech. TMRJ.
15 de julho. Recital de Cilene Fadigas (canto) e Arnaldo Rebello (piano) com canções de Arnaldo Rebello (Vigília, Canção do rio mar, ... E o rio não levou, Bilhete, A frase que eu queria, Canção em Paquetá, Quase seresta, Na ronda do amor, Eu sabia que você vinha, Vamos!..., Canção do abandono, Jeitinho de valsa, Ave Maria, Toada baré, Dorme coração, A melodia que veio do sul, Rondó, Num canteiro semeei, Noite sem caminhos, Ode à música (esta última em 1ª audição mundial). Auditório do Colégio da Imaculada Conceição, Rio de Janeiro.
[acesse aqui o programa]
15 de julho. Recital de Yara Bernette e Jacques Klein (dois pianos ou 4 mãos). MASP, SP.
16 de julho. Recital do Duo de Câmara Dauelsberg (Myrian Dauelsberg, piano, Peter Dauelsberg, violoncelo) com obras de Handel (12 variações sobre um tema do Judas Macabeu) e Brahms (Sonata para piano e violoncelo não-especificada). Auditório Frei Orestes, Campos do Jordão, SP.
17 de julho. Recital de Yara Bernette e Jacques Klein (dois pianos ou 4 mãos). MASP, SP.
18 de julho. Recital de Yara Bernette e Jacques Klein (dois pianos ou 4 mãos). MASP, SP.
19 de julho. Recital de Stephen Kovacevich (então referido como Stephen Bishop) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
22 de julho. Recital de Caio Pagano. MASP, SP.
22 de julho. Martha Argerich sola o Concerto No.3 de Prokofieff e o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.
26 de julho. Recital de Mstislav Rostropovich (violoncelo) e Martha Argerich (piano) com obras de Schumann, Chopin (Sonata Op.65), Debussy (Sonata), Grieg (Sonata em lá menor). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.
[acesse aqui o programa]
28 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Eleazar de Carvalho, tendo como solista Martha Argerich, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
29 de julho. Recital de Galina Vishnevskaya (canto) e Mstislav Rostropovich (piano) com obras de Tchaikovsky, Glinka, Mussorgsky, Prokofieff. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.
[acesse aqui o programa]
12 de agosto. Recital de Julio Braga com obras de Mozart, Schubert, Weber-Kroll, Liszt, Chopin, Moszkowski, Debussy, Phlipp, Julio Braga (Choro No.2 "O carrilhão da saudade"), Granados. Salão Nobre da Academia Santa Gertrudes, Olinda (PE).
[acesse aqui o programa]
11 de setembro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (2 noturnos Op.55, sonata No.2, polonaise Op.44, improviso No.1, 6 mazurcas e Variações Op.2). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
13 de setembro. Recital de Jacques Klein com obras de Chopin (Prelúdio Op.45, Polonaise Op.26 No.1, 4 Mazurcas Op.30, Noturno Op.62 No.1, Improviso No.2, Scherzo No.1, Scherzo No.4, 24 prelúdios Op.28). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
15 de setembro. Recital de Fernando Lopes com obras de Chopin (3 noturnos Op.9, 6 mazurcas, 12 estudos Op.25, Polonaise-fantasia Op.61, Baladas No.2 e No.4). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
18 de setembro. Recital de Antonio Guedes Barbosa com obras de Chopin (5 Noturnos, 7 valsas, Sonata No.3). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
18 de setembro. Recital do Beaux Arts Trio (tendo ao piano Menahem Pressler), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
22 de setembro. Recital de Arnaldo Cohen com obras de Chopin (Variação em Lá maior Souvenir de Paganini, 3 Escocesas Op.72, Noturno Op.72 No.1, Fantasia-improviso Op.66, 2 Polonaises Op.40, Fantasia Op.49, 12 estudos Op.10). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
25 de setembro. Recital de Yara Bernette com obras de Chopin (Noturno Op.62 No.2, 8 mazurcas, Polonaise Op.26 No.2, Berceuse, Balada No.1, Balada No.3, Valsa Op.42, Andante spianato e grande polonaise brilhante Op.22). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
27 de setembro. Recital de Oriano de Almeida com obras de Chopin (9 Mazurcas, Allegro de concerto Op.46, Bolero, 4 Noturnos e Scherzo No.3). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
29 de setembro. Recital de Fernando Lopes e Arthur Moreira Lima com obras de Chopin. Fernando Lopes interpretou as Variações Op.12, Improviso Op.51, 3 mazurcas, Tarantela, 3 valsas e Scherzo No.2. Arthur Moreira Lima interpretou 2 Noturnos, 3 Valsas, Barcarola Op.60, 3 Mazurcas e Polonaise 'Heroica' Op.53. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
30 de setembro. Jacques Klein e Alexander Jenner solam o Concerto para 2 pianos de Mozart e o Concerto para 2 pianos de Poulenc com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Schnorrenberg. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
12 de outubro. Recital de Peter Zazofsky (violino) e Miguel Proença (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
20 de outubro. Sebastian Benda sola o Concerto de Souza Lima com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Tullio Colacioppo. TMSP.
[acesse aqui o programa]
22 de outubro. Sebastian Benda sola o Concerto de Souza Lima com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Tullio Colacioppo. TMSP.
[acesse aqui o programa]
13 de novembro. Recital do Sexteto do Rio - Celso Woltzenlogel (flauta), Kléber Veiga (oboé), José Botelho (clarinete), Noel Devos (fagote), Zdenek Svab (trompa) e Heitor Alimonda (piano) - com obras de Radamés Gnattali (Sonatina a seis), Ronaldo Miranda (Prelúdio e fuga para quarteto de sopros), Francisco Mignone (Seis prelúdios e um enigma), Poulenc (Sextour). Teatro não-especificado, Rio de Janeiro.
20 de novembro. Recital de Jacques Klein (piano) e Oscar Lafer (violino) com obras de Brahms (Sonata No.1 para violino e piano), Schumann (Sonata No.1 para violino e piano) e Brahms/Dietrich/Schumann (Sonata F.A.E. para violino e piano). Teatro não-especificado, Rio de Janeiro.
22 de novembro. Recital de Jacques Klein com obras de Franck (Prelúdio, coral e fuga), Beethoven (Sonata No.23 'Appassionata'), Rachmaninoff (3 prelúdios), Chopin (Balada No.1, 1 Noturno e Scherzo No.1). Zahle Clube, São Paulo.
27 de novembro. Recital de Velma Richter com obras de Beethoven (Sonata No.8 'Patética'), Lorenzo Fernandez (2ª suíte e 3ª suíte completas), Chopin (Balada No.1, Noturno Op.21 No.2, Scherzo No.2). Teatro não-especificado, Rio de Janeiro.
23 de dezembro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Mozart (Sonata No.12 K.332), Schumann (Estudos Sinfônicos), Chopin (24 Prelúdios Op.28). TMRJ.
No mundo
Diana Kacso fica em 2º lugar na 6ª edição do Concurso Internacional de Piano de Leeds (Inglaterra). O 1º lugar deste ano foi do francês Michel Dalberto.
Diana Kacso é uma das finalistas (não-classificada) e recebe diploma especial no Concurso Internacional Tchaikovsky, criado em 1958. O 1º lugar deste ano foi do russo Mikhail Pletnev.
Edson Elias fica em 1º lugar no Concurso Pianístico Internacional Rina Sala Gallo (Concorso Pianistico Internazionale Rina Sala Gallo), em Monza, Itália.
Edson Elias fica em 2º lugar no Concurso de Piano Madame Butterfly em Tóquio, Japão. O 1º prêmio deste ano foi da americana Marioara Trifan.
Edson Elias fica em 4º lugar, empatado com o espanhol Josep Colom, no Concurso Internacional Busoni, em Bolzano, Itália. O 1º prêmio deste ano foi do russo Boris Bloch.
Paulo Eduardo Gori fica em 10º lugar no Concurso Internacional de Música Rainha Elizabeth da Bélgica (International Music Competition Queen Elizabeth of Belgium), Bruxelas. O 1º lugar deste ano foi do libanês Abdel Rahman El Bacha.
José Carlos Cocarelli fica em 2º lugar e Alda Mattos fica em 4º lugar no Concurso Internacional de Piano Cidade de Montevidéu, Uruguai. O 1º lugar do alemão Hans Christian Wille.
23 de janeiro. Diana Kacso interpreta a Sonata de Liszt, como uma das ganhadoras da North American Tchaikovsky Piano Competition [Concurso Tchaikovsky norteamericano de piano]. Diana Kacso e Michael Blum ficaram empatados em primeiro lugar. Michael Blum solou o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a National Orchestral Association sob regência de David Gilbert. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.
12 de fevereiro. Recital de Salvatore Accardo (violino) e Jacques Klein (piano) com obras de Mozart (6 variações K.360), Debussy (Sonata para violino e piano), Ravel (Sonata para violino e piano) e Brahms (Sonata No.3 para violino e piano). Auditorium SS. Salvatore, Palermo, Itália.
22 de fevereiro. Cristina Ortiz sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra do Concertgebouw sob regência de Václav Smetáček. Concertgebouw, Amsterdã, Países Baixos.
23 de fevereiro. Cristina Ortiz sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra do Concertgebouw sob regência de Václav Smetáček. Concertgebouw, Amsterdã, Países Baixos.
24 de fevereiro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonata No.4, Sonata No.23 'Appassionata') e Chopin (24 Prelúdios). Philips Ontspannings Centrum, Eindhoven, Países Baixos.
26 de fevereiro. Recital do pianista russo Vladimir Horowitz na Casa Branca, para o então presidente dos EUA, Jimmy Carter. Washington, EUA.
11 de março. Claudio Richerme interpreta obras de Brahms (Sonata No.3), Chopin (Scherzo No.2), Villa-Lobos (Choros No.5 'Alma brasileira') e Ravel (La valse). Carnegie Hall (Recital Hall), Nova York, EUA. [acesse aqui o programa]
10 de maio. Recital (estreia em Nova York e provavelmente nos EUA) de Fernando Lopes com obras de Mozart, Brahms (Sonata No.1), Liszt (Sonata), Almeida Prado (Cartas celestes, provavelmente No.1). Nova York, EUA.
26 de maio. Recital de Jacques Klein e Salvatore Accardo. Teatro não-especificado, Tchecoslováquia.
5 de agosto. Recital de Salvatore Accardo (violino) e Jacques Klein (piano) com as Sonatas No.1, No.2 e No.3 para violino e piano de Brahms. Chiesa di S. Agostino, Massa Marittima, Itália.
15 de agosto. Recital de Jacques Klein com obras de Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Beethoven (Sonata No.3 e Sonata No.4) e Prokofieff (Sonata No.7). Teatro Coliseo, Buenos Aires, Argentina.
16 de agosto. Recital de Jacques Klein com obras de Mozart (Fantasia em Ré menor K.397, Sonata K.310), Beethoven (Sonata No.23 'Appassionata') e Chopin (24 prelúdios). Auditorium Marin, Mozarteum Argentino, Buenos Aires, Argentina.
25 de agosto. Concerto em homenagem ao 60º aniversário de Leonard Bernstein. Lukas Foss solou a Sinfonia No.2 "The age of anxiety", de Bernstein; André Previn (piano), Yehudi Menuhin (violino) e Mstislav Rostropovich (violoncelo) solam o 1º mov. do Concerto tríplice de Beethoven com a National Symphony Orchestra sob regência de Rostropovich. Diversos outros solistas se apresentaram, e Aaron Copland regeu uma peça. Filene Center Lines, Wolf Trap Farm Park for the Performing Arts. Vienna, Virginia, EUA. [acesse aqui o programa]
24 de setembro. Recital de João Carlos Martins interpretando o Cravo bem temperado Vol.1 completo de Bach. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.
18 de outubro. Recital do Trio Continental - Jacques Klein (piano), Cussy de Almeida (violino) e Peter Dauelsberg (violoncelo) - com obras de Claudio Santoro (Trio), Schubert (Trio Op.100), Brahms (Trio Op.8). Organização dos Estados Americanos (OEA), Hall of the Americas, Washington D.C., EUA.
21 a 29 de outubro. Diana Kacso fica em 1º lugar no Concurso Internacional de Execução Musical Dr. Luis Sigall, em Viña del Mar, no Chile.