1996
Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1996 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Maria José Carrasqueira (categoria "Recitalista").
6 de fevereiro. “Ernesto Nazareth, revelações”. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Ernesto Nazareth (Rayon d’or, Saudade, Zizinha, Fon-Fon!, Confidências, Matuto, Nenê, Fidalga, Tupinambá). Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
21 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica de Berlim sob regência de Isaiah Jackson tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.
25 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira tendo como solista Mikhail Rudy. TMRJ.
30 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.
31 de março. Recital de Luli Oswald com obras de Mozart (Sonata No.11), Schumann (Fantasia), Debussy, Prokofieff (Sonata No.3), Liszt. Auditório do DEF, Universidade Federal de Viçosa (MG). [acesse aqui o programa]
23 de abril. Recital de Heitor Alimonda (piano), José Botelho (clarineta) e Alceu Reis (violoncelo). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
27 de abril. Recital de Aloysio Fagerlande (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano). Petrópolis (RJ).
7 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de José Carlos Cocarelli com 10 obras de Liszt, como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]
14 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de Tamás Ungár com 6 obras de Liszt (incluindo a Sonata Dante), como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]
21 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de Mikhail Rudy com 9 obras de Liszt, como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]
22 de maio. "Visita de Catulo - Catulo da Paixão Cearense e a MPB". Palestra ilustrada com o conferencista Ary Vasconcelos, o pianista Aloysio de Alencar Pinto e a cantora Fátima Alegria (soprano). Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]
27 de maio. Recital de Ivo Pogorelich. TMRJ.
28 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de Leonid Kusmin com 4 obras de Liszt (incluindo a Sonata), como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]
31 de maio. Recital do duo formado por Harold Emert (oboé) e Irany Leme (piano) com obras de José Siqueira (Sonatina para oboé e piano), Fructuoso Vianna (Seis canções trovadorescas, com a parte do canto arranjada para oboé por Harold Emert) e Poulenc (Sonata para oboé e piano). Irany Leme interpretou ao piano solo a Suíte sul-americana, de Aloysio de Alencar Pinto. Harold Emert interpretou Dois poemas para narrador e oboé, com participação de Claudio Portela (narrador). Auditório Guiomar Novaes, da Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]
1º de junho. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Chopin, e outros. Teatro Municipal de Niterói (RJ). [acesse aqui o panfleto de divulgação]
3 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Duarte tendo como solista Linda Bustani, no Ciclo Villa-Lobos. TMRJ.
8 de junho. Paulo José Campos de Melo sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do IX Festival Internacional de Música de Câmara do Pará. Belém, Pará.
14 de junho. Recital de Lena Verani (clarineta) e Jeaninne Renó (piano) com obras de Villa-Lobos, Schumann, Radamés Gnattali, e outros. Teatro Municipal de Niterói (RJ). [acesse aqui o panfleto de divulgação]
24 de junho. Recital de Nelson Goerner pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
25 de junho. Recital de Nelson Goerner pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
26 de junho. Recital de Nelson Goerner pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
29 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Yureham Scharovsky tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.
Julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Rachael Worby tendo como solistas Luis Fernando Benedini, Bernardo Bessler (violino) e Cláudio Jaffé (violoncelo). TMRJ.
2 de julho. "Música das Nações”. Recital de Maria Teresa Madeira. Participaram deste recital outros músicos. FINEP, Rio de Janeiro.
13 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista José Feghali. TMRJ.
20 de julho. “Villa-Lobos em Paris”. Obras de câmara de Villa-Lobos. Maria Teresa Madeira (piano) foi um dos músicos participantes deste recital. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
21 de julho. “Villa-Lobos em Paris”. Obras de câmara de Villa-Lobos. Maria Teresa Madeira (piano) foi um dos músicos participantes deste recital. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
26 de julho. Recital de Antonio Augusto (trompa) e Maria Teresa Madeira (piano). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
27 de julho. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1 de Mendelssohn e o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. TMRJ.
20 de agosto. Recital "Berio-Bartok - Duo Diálogos", com Carlos Tarcha (percussão), Joaquim Abreu (percussão), Rosana Civile (piano) e Paulo Alvares (piano), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
24 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Fábio Mechetti tendo como solista Bruno Gelber. TMRJ.
25 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Wagner Tiso, no encerramento do Ciclo Villa-Lobos. TMRJ.
27 de agosto. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. TMRJ.
2 de setembro. Concerto da Orquestra Nacional da França sob regência de Charles Dutoit, tendo como solista Pascal Rogé, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
3 de setembro. Concerto da Orquestra Nacional da França sob regência de Charles Dutoit, tendo como solista Pascal Rogé, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
4 de setembro. Concerto da Orquestra Nacional da França sob regência de Charles Dutoit, tendo como solista Pascal Rogé, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
18 de setembro. Recital de Música Latino-Americana com Antonio Carlos Carrasqueira (flauta), Maria José Carrasqueira (piano), Marco Pereira (violão), Watson Clis (violoncelo) e Sergio Gonçalves (fagote), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
21 de setembro. Nelson Freire sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. TMRJ.
25 de setembro. Cristina Ortiz sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica da Bahia sob regência de Roberto Tibiriçá. Teatro Castro Alves, Salvador.
5 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Cristina Ortiz. TMRJ.
8 de outubro. Joel Bello Soares sola o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Ligia Amadio. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.
19 de outubro. Recital a dois pianos com Aracy Pereira da Silva e José Carlos Vasconcellos dos Reis com obras de Bach (Siciliano, 2º movimento da Sonata para flauta e cravo em Mi bemol maior, transcrição de Guy Maier), Cramer (Estudos No.1, No.28, No.41, No.20, com segundo piano de Arthur Napoleão), Chopin (Estudo Op.25 No.2, primeiro piano composto por Louis Victor Saar), Francisco Mignone (8ª valsa de esquina, 2º piano composto por Aracy Pereira da Silva), Ernesto Nazareth (Coração que sente, 2º piano composto por Aracy Pereira da Silva), Lecuona (Malagueña, transcrição de Grace Helen Nash), Debussy (Clair de Lune, transcrição de Henri Dutilleux) e Richard Addinsell (Concerto de Varsóvia, adaptação da parte orquestral para um segundo piano por Percy Grainger). Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro.
19 de novembro. Recital "O Grupo dos Seis", com Marcelo Bratke, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
22 de novembro. Silvia Cápová-Vizvaryová sola o Concertino de Ján Cikker com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Lígia Amadio. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.
Dezembro. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Heliópolis sob regência de Roberto Tibiriçá. TMSP.
13 de dezembro. Neusa França e Alexandre Romariz solam o Concerto BWV 1061 para dois pianos, de J. S. Bach, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Elena Herrera. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.
Centenário do falecimento de Clara Schumann.
17 de março. Carmen Vitis-Adnet interpreta obras de Chopin (6 Mazurcas, um Noturno e Polonaise-Fantaisie Op.61, 6 Estudos dos Op.10 e 25, uma Valsa, Andante spianato et Grande Polonaise brillante Op.22). Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (Schubert-Saal), Áustria.
5 de maio. João Carlos Martins sola o Concerto para a mao esquerda, de Ravel e o Concerto No.1 de Ginastera com a American Symphony Orchestra sob regência de JoAnn Falletta. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.
14 de abril. Cristina Ortiz sola o Choro (estreia americana da obra) de Camargo Guarnieri com a American Composers Orchestra sob regência de Dennis Russell Davies. Gil Goldstein toca a parte do piano na obra Frevo, de Egberto Gismonti com a mesma orquestra e compositor (Goldstein substituiu Gismonti, que não pode comparecer por motivo de doença). Cristina Ortiz e Gil Goldstein solam as partes dos pianos do Choros 8, de Villa-Lobos, com a mesma orquestra e regente. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.
25 de agosto. Araceli Chacon sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência de Mário Tavares. Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, Curitiba..
7 de setembro a 26 de outubro. Festival Miami, em homenagem ao centenário de nascimento de Guiomar Novaes (que na verdade nasceu em 1894, e portanto teve seu centenário celebrado dois anos antes). Houve diversos recitais e palestras, sendo 6 deles dedicados a Guiomar Novaes (ver abaixo). University of Miami School of Music, Miami, Flórida, EUA. [acesse aqui o programa completo do festival]
7 de setembro. Abertura do Festival Miami. Palestra de David Dubal intitulada "Novaes Centenary Celebration", em homenagem a Guiomar Novaes. Em seguida houve um recital do pianista Barry Douglas, que interpretou obras de Schubert (Improvisos Op.90), Beethoven (Sonata No.23), Debussy (Suite pour le piano), Chopin (Sonata No.3). University of Miami School of Music, Miami, Flórida, EUA. [acesse aqui o programa completo do festival]
20 de setembro. Palestra de Ciro Gonçalves Dias intitulada "Remembering Guiomar Novaes", como parte do Festival Miami. Em seguida houve um recital da pianista Katia Skanavi, que interpretou obras de Schumann (Variações ABBEG e Kreisleriana), Chopin (Sonata No.2), Liszt (2 peças). University of Miami School of Music, Miami, Flórida, EUA. [acesse aqui o programa completo do festival]
21 de setembro. Palestra de Frank Cooper intitulada "A comparison: Guiomar Novaes and Rosita Renard", como parte do Festival Miami. Em seguida houve um recital da pianista Karin Lechner, que interpretou obras de Ravel, Liszt (Sonata), Chopin (3 peças), Granados (2 peças), De Falla (5 peças). University of Miami School of Music, Miami, Flórida, EUA. [acesse aqui o programa completo do festival]
26 de setembro. Palestra de Robert Rust, com participação especial de Ivan Davis, intitulada "The Brazilian Novaes", como parte do Festival Miami. Em seguida houve um recital da pianista Robert Rust, que interpretou obras de Guiomar Novaes (Jardim de infância), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira" e Rudepoema), Gottschalk (Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro), Alexandre Levy, Francisco Mignone. University of Miami School of Music, Miami, Flórida, EUA. [acesse aqui o programa completo do festival]
28 de setembro. "Novaes centenary celebration". Arnaldo Cohen sola o Concerto de Grieg e o Concerto No.5 "Imperador, de Beethoven, com a Florida Philharmonic Orchestra sob regência de Roberto Tibiriçá, como parte do Festival Miami. University of Miami School of Music, Miami, Flórida, EUA. [acesse aqui o programa completo do festival]
6 de outubro. Palestra de Frank Cooper intitulada "Novaes Centenary Celebration", como parte do Festival Miami. Em seguida houve um recital da pianista Bella Davidovich, que interpretou obras de Beethoven, Schumann e Chopin. University of Miami School of Music, Miami, Flórida, EUA. [acesse aqui o programa completo do festival]