1954

No Brasil

Estreia das Variações sobre um tema nordestino, de Camargo Guarnieri, com a pianista Lídia Simões como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal sob a direção de Nino Stinco, no Rio de Janeiro.

Estreia das Paulistanas No.1 e No.4, de Claudio Santoro, por Felicja Blumental em São Paulo.

Realização do concurso de piano Jovens Talentos, na TV Tupi, com patrocínio das Mamadeiras Eden. 1º lugar: Vicky Adler; 2º lugar: Nelson Freire; 3º lugar: Rosana Martins.

26 de março. Anna Stella Schic sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Lionello Forzanti. TMRJ.

27 de março. Friedrich Gulda sola o Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

29 de março. 1º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.1, 2, 3 e 20. TMRJ.

1º de abril. 2º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.4, 5, 6, 7. TMRJ.

2 de abril. Recital de Halina Czerny Stefanska com obras de Chopin. TMRJ.

3 de abril. Antonietta Rudge e Souza Lima solam o Concerto para dois pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

5 de abril. 3º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.8, 9, 10, 19, 11. TMRJ.

10 de abril. Antonietta Rudge, Souza Lima e Heitor Alimonda solam o Concerto para três pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

13 de abril. 4º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.15, 12, 13, 14. TMRJ.

17 de abril. A Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Eleazar de Carvalho, apresenta Petrushka, de Stravinsky, em primeira audição integral no Rio de Janeiro, tendo participado o pianista Werther Politano. TMRJ.

19 de abril. 5º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.16, 17, 18, 21. TMRJ.

21 de abril. 6º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.23, 22, 25, 24, 26. TMRJ.

23 de abril. 7º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.27, 28, 29. TMRJ.

26 de abril. 8º de 8 recitais de Friedrich Gulda com o ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Neste recital, foram interpretadas as Sonatas No.30, 31, 32. TMRJ.

28 de abril. Otto Jordan sola obras de Granados, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira") em um recital em que acompanhou o tenor Tito Schipa. TMRJ.

28 de abril. Recital de Detlef Kraus. TMRJ.

29 de abril Recital de Letea Cifarelli com obras de Beethoven (32 Variações em dó menor), Brahms (Sonata No.2), Ravel, Casella, Villa-Lobos (Ó Sim!, O pião e Na corda da viola, do Guia prático), Chopin. TMRJ.

3 de maio. Recital de Jörg Demus com obras de Bach (Toccata em dó menor), Schubert, Franck (Prelúdio, ária e final), Fauré (3 Improvisos), Villa-Lobos (Caboclinha, de A prole do bebê No.1), Schumann (Fantasia). TMRJ.

3 de maio. Recital de Detlef Kraus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

4 de maio. Recital de Detlef Kraus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

5 de maio. Otto Jordan sola obras de Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Dvorak, e B. Martins em um recital em que acompanhou o tenor Tito Schipa. TMRJ.

15 de maio. Friedrich Gulda sola Noites nos jardin de Espanha, de De Falla, e Burlesca, de Richard Strauss, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Hans Swarowsky. TMRJ.

22 de maio. Homero de Magalhães sola o Concerto No.3 de Beethoven (o compositor precisa ser conferido), com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Hans Swarowsky. TMRJ.

23 de maio. Norma Sylvia Ferreira Pinto sola o Concerto em lá maior (provavelmente o No.23) de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de maio. Friedrich Gulda sola os Concertos No.1, No.2 e No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Hans Swarowsky. Primeiro dos dois concertos do ciclo integral dos concertos de Beethoven. TMRJ.

27 de maio. Friedrich Gulda sola os Concertos No.3 e No.5 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Hans Swarowsky. Segundo dos dois concertos do ciclo integral dos concertos de Beethoven. TMRJ.

30 de maio. Recital de Bronislav Gimpel (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Brahms (Sonata No.3), talvez Beethoven (Sonata No.8), Prokofieff (Sonata No.2), Creston (Suíte, 1ª audição no Rio de Janeiro), Szymanowski, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Ravel (Tzigane). TMRJ.

31 de maio. Recital de Jörg Demus com obras de Bach (Suíte francesa No.5), Beethoven (Sonata No.31), Schubert (Sonata Op.120 em lá maior, dentre outras peças), Villa-Lobos (A pobrezinha, de A prole do bebê No.1), Schumann (Kreisleriana). TMRJ.

2 de junho. Recital de Friedrich Gulda com obras de Bach (4 Prelúdios e fugas do 1º Volume de O cravo bem temperado), Mozart (Sonata No.18), Chopin (os 24 Prelúdios), Francisco Mignone (Congada). TMRJ.

7 de junho. Recital de Daniel Ericourt com obras de Mozart, Scarlatti-Ericourt, Beethoven (32 Variações em dó menor), Chopin (6 Estudos), Ravel (Gaspard de la nuit), Villa-Lobos (As três Marias), Debussy. TMRJ.

7 de junho (mesmo dia do recital acima, porém em outro horário). Friedrich Gulda sola o Concerto No.1 de Chopin e o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

7 de junho. Recital de Bronislav Gimpel (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

8 de junho. Recital de Bronislav Gimpel (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

8 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Beethoven (Variações sobre um tema de Salieri), Schubert (Sonata em lá menor Op. 143), Mussorgsky (Quadros de uma exposição), Janacek, Smetana (3 Danças tchecas). Como bis, interpretou 5 miniaturas de Fructuoso Vianna. TMRJ.

10 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Mozart (Fantasia em dó menor e Variações sobre um tema de Duport), Chopin (Sonata No.3), Debussy (Suíte bergamasque), Bartok, Camargo Guarnieri (Dança negra), Prokofieff (Toccata). TMRJ.

11 de junho. Rudolf Firkusny sola o Concerto No.1 de Mendelssohn e o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

13 de junho. Jocy de Oliveira apresenta ao piano solo obras de Bach, Brahms, Debussy e Lorenzo Fernandez (Jongo, 3º mov. da Suíte brasileira No.3). No mesmo concerto, Laís de Souza Brasil apresenta ao piano solo obras de Frescobaldi-Respighi, Chopin, Debussy, Villa-Lobos (Festa no sertão). Também participou do evento o Quarteto de cordas da OSB. TMRJ.

14 de junho. Recital de Marie Thérèse Forneau com obras de Bach (Partita No.1), Mozart (Sonata No.18), Chopin (3 Estudos póstumos e Polonaise-fantasia), Villa-Lobos (Ária, 1º mov. das Bachianas brasileiras No.4 e Dança do índio branco), Fauré, Ravel (Sonatina), Debussy (3 Estudos). TMRJ.

19 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Edouard van Remoortel. Estreia de Jacques Klein no Brasil como concertista TMRJ.

20 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Edouard van Remoortel.TMRJ.

20 de junho. Recital de Bronislav Gimpel (violino) e Francisco Mignone (piano) com obras de Tartini-Kreisler, Mozart-Kreisler, Paganini-Wilhelmj (Concerto em ré maior), Chausson, Villa-Lobos (A lenda do caboclo, em versão para violino e piano), Francisco Mignone (Passarinho está cantando), Ravel (Tzigane). TMRJ.

22 de junho. Recital de Magdalena Lebeis (soprano) e Fritz Jank (piano) com obras de Bach, Handel, Brahms, Wolf, Honegger, Alberto Nepomuceno (Trovas), Camargo Guarnieri (Saudade indefinida), Francisco Mignone (O doce nome de você), Nin. TMRJ.

25 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Edouard van Remoortel. TMRJ.

26 de junho. Recital de Nelson Freire, aos 9 anos, com obras de Scarlatti (2 Sonatas), Beethoven (Sonata No.5), Schumann (Cenas infantis), Chopin, Villa-Lobos (A lenda do caboclo, e O polichinelo, de A prole do bebê No.1), e Luiz Levy (1ª Rapsódia brasileira). Auditório do Ministério da Educação, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

27 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. Teatro Municipal, Campinas (SP).

2 de julho. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonata No.32, dentre outras peças), Chopin, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Prokofieff (Sonata No.7). TMRJ.

3 de julho. Recital de Arthur Moreira (aos 13 anos). Theatro da Paz, Belém (PA).

5 de julho. Recital de Luigi Infantino (tenor) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

6 de julho. Recital de Homero de Magalhães com obras de Couperin, Rameau, Bach (Partita No.6), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Barrozo Netto (Minha terra), Villa-Lobos (Ciranda No.8 "Vamos atrás da serra, Calunga..."), Debussy, Ravel (Gaspard de la nuit). TMRJ.

7 de julho. Recital de Luigi Infantino (tenor) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

7 de junho. Recital de Bronislav Gimpel (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Brahms (Sonata No.2), Bach (Sonata No.1 para violino solo), Bloch, Chausson, Paganini-Wilhelmj (Concerto em ré maior). TMRJ.

9 de julho. Recital de Luigi Infantino (tenor) e Francisco Mignone (piano) com obras de Caccini-Amarilli, Handel, Pergolesi, Stradella, Caccini, Rosa, Rossini, Giordano, Verdi, Bizet, Tosti, Infantino, Valenti. TMRJ.

12 de junho. Recital de Byron Janis com obras de Haydn (Sonata em ré maior), Schumann (2 peças), Schubert, Chopin (Sonata No.2), Ravel (Sonatina), Octavio Pinto (Cenas infantis), Strauss-Schulz-Evler (Arabescos sobre o Danúbio azul). TMRJ.

13 de julho. Recital de Byron Janis pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de julho. Recital de Byron Janis pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

16 de julho. Recital de Norma Krebs Appel. Conservatório de Música, Pelotas (RS).

24 de julho. Bernardo Segall sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Gika Zdravkovitch. TMRJ.

27 de julho. Heitor Alimonda, Antonietta Rudge e Souza Lima solam o Concerto para três pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

28 de julho. Heitor Alimonda, Antonietta Rudge e Souza Lima solam o Concerto para três pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

7 de agosto. Marie Thérese Forneau sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Jean Martinon. TMRJ.

9 de agosto. Jacques Klein sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, e o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

12 de agosto. Recital de Bernardo Segall com obras de Mozart (12 Variações sobre Ah! Vous dirai-je, maman), Schumann (Estudos sinfônicos), Bach (Partita No.1), Bach-Siloti, Chopin, Villa-Lobos (Duas cirandas não-especificadas), Scriabin (Sonata No.4). TMRJ.

12 de agosto. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Rondós Op.51 No.1 e No.2, Sonata No.32), Chopin (Barcarola, Balada No.4), Villa-Lobos (Lenda do Caboclo) e Prokofieff (Sonata No.7). Instituto de Educação, Belo Horizonte.

13 a 30 de agosto. Realização da "3ª Exposição de obras raras e valiosas de José Maurício Nunes Garcia", com 40 itens do acervo da Escola Nacional de Música. Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o catálogo da exposição]

15 de agosto. Lina Maria de Castro Lôbo sola um dos Concertos de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

18 de agosto. Marguerite Long sola o Concerto de Ravel com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ. [acesse aqui o programa]

19 de agosto Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (2 Rondós Op.51 No.1 e 2, Sonata No.32), Chopin (Barcarola, Balada No.4), Villa-Lobos (Lenda do Caboclo), e Prokofieff (Sonata No.7). Cine Gonzaga, Santos.

21 de agosto. Marguerite Long sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

22 de agosto. Maria Anísia Campos sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

4 de setembro. Eliane Richepin sola a Fantasia para piano e orquestra, de sua autoria (em 1ª audição nas Américas) e o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

5 de setembro. Eliane Richepin sola a Fantasia para piano e orquestra de sua autoria com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de setembro. Recital de Jacques Klein. Sala Schwartzmann, São Paulo.

12 de setembro. Marguerite Long sola a Balada para piano e orquestra com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

18 de setembro. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas Brasileiras No.4), Mozart (Fantasia em Ré menor, Sonata K.332), César Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), e Brahms (16 peças para piano, Rapsódia Op.119). Teatro José de Alencar, Ceará.

1ª de outubro. Magda Tagliaferro sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Carlo Zecchi. TMRJ.

9 de outubro. O Trio Bandeirante, formado por Iracema Barbosa (piano), Hertha Kahn (piano) e Cecília Zwarg (violoncelo), sola o Concerto tríplice de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de outubro. Zuleika Barbosa sola o Concerto No.1 de Bach com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de outubro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Luís Batlle Ibañez sola o Rondó em ré maior para piano e orquestra de Mozart, com a Orquestra Sinfônica Juvenil do Museu de Arte de São Paulo sob regência de Mário Rossini. TMRJ.

11 de outubro. Recital de Letea Cifarelli pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

12 de outubro. Recital de Letea Cifarelli pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

15 de outubro. Recital de Letea Cifarelli com obras de Beethoven (32 Variações em dó menor), Brahms (Sonata No.2), Ravel, Casella, Villa-Lobos (Ó Sim!, O pião e Na corda da viola, do Guia prático), Chopin. TMRJ.

18 de outubro. Recital de Isabel Mourão com obras de Bach-Busoni, Mozart (Sonata No.17), Brahms (Variações sobre um tema de Paganini, 2º Caderno), Villa-Lobos (Impressões seresteiras e Festa no sertão), Chopin, Schumann (Sonata No.2). TMRJ.

23 de outubro. José Augusto Franco sola os Concertos No.1 e No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de outubro. Recital de Yara Bernette com obras de Mozart (Fantasia em dó menor), Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.18), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Prokofieff (Sonata No.3, dentre outras peças), Chopin (Sonata No.3). TMRJ.

28 de outubro. Laís de Souza Brasil sola Tema e quatro variações (Os quatro temperamentos), de Hindemith, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sobre regência do próprio compositor. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

29 de outubro. Laís de Souza Brasil sola Tema e quatro variações (Os quatro temperamentos), de Hindemith, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sobre regência do próprio compositor (Paul Hindemith). Teatro Cultura Artística, São Paulo. [acesse aqui o programa]

3 de novembro. Recital de Silvia Moscovitz (soprano) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Handel, Scarlatti, Mozart, Schumann, Mahler, Ravel, Debussy, Guastavino, Francisco Mignone (O doce nome de você), Lorenzo Fernandez (Canção do mar). TMRJ.

6 de novembro. Festival Hindemith. Lais de Souza Brasil sola Tema e Quatro Variações (os quatro temperamentos), de Hindemith, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho (ou do próprio compositor, Paul Hindemith). TMRJ. [acesse aqui o programa]

9 de novembro. Recital de Gerardo Parente com obras de Bach (Toccata em mi menor), Bach-Busoni, Brahms, Gerhswin (3 Prelúdios), Francisco Mignone (uma das Lendas sertanejas), Camargo Guarnieri (Improviso), Villa-Lobos (Bachianas brasileiras No.4 completa). Teatro Arthur Azevedo, São Luís (MA). [acesse aqui o programa]

11 de novembro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

12 de novembro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

12 de novembro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Beethoven (Sonata No.26), Liszt (Sonata), Oscar Esplá (Sonata espanhola, em primeira audição no Brasil), Prokofieff (Sonata No.7). TMRJ.

14 de novembro. Clara Sverner sola o Concerto de Khachaturian (provavelmente em primeira audição no Rio de Janeiro), com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

19 de novembro. "Recital de piano em comemoração ao lançamento do Grupo Lúcia Branco". Marina Corclovil interpretou obras de C. P. E. Bach (Sonata em fá menor) e Mozart. Velma Richter Pinheiro Machado interpretou 3 obras de Chopin.Alvaro de Mendonça interpretou obras de José D. Pinheiro Machado (Prelúdio), Olga Pedrário (Sonatina, em 1ª audição mundial), Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Camargo Guarnieri (Dança negra e Dança brasileira). Nise Obino interpretou obras de Turina (Cartões postais) e Bartok (Sonatina, e Allegro barbaro). Auditório do Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

27 de novembro. Lídia Simões sola as Variações sobre um tema nordestino de Camargo Guarnieri (em 1ª audição no Rio de Janeiro) com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

29 de novembro. Recital de Anna Stella Schic com obras de Handel (Chacona), Beethoven (Sonata No.30), Brahms (3 peças), Camargo Guarnieri (Ponteio No.24, em primeira audição no Rio de Janeiro e talvez no Brasil, e Dança negra), Villa-Lobos (Coral-Canto do sertão, 2º mov. das Bachianas brasileiras No.4), Prokofieff (Sonata No.2). TMRJ.

3 de dezembro. Maria da Penha sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Souza Lima. TMRJ.

5 de dezembro. Marlene Botelho de Miranda sola o Concerto N.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Bernardo Federowski. TMRJ.

9 de dezembro. Recital de Barbara Virginia (declamação) e Maria Tereza Nadur (piano). Foram interpretadas ao piano obras de Schubert (3 peças) e Chopin (4 peças). TMRJ.

9 de dezembro. Recital de Heitor Alimonda com obras de Scarlatti (2 sonatas), Haydn (Sonata em Mi bemol, não-especificada), Brahms (Variações e fuga sobre um tema de Handel), Chopin (2 estudos, Balada No.3), Francisco Mignone (Dança do Botocudo), Prokofieff (Sugestão Diabólica). Sala Schwartzmann, São Paulo.

10 de dezembro. Maria Regina Luponi sola o Concerto No.22 de Mozart, e Belkiss Carneiro de Mendonça sola o Concerto No.1 de Liszt, ambas com a Orquestra da Sociedade Mineira de Concertos Sinfônicos sob regência de Sergio Magnani. Teatro Francisco Nunes, Belo Horizonte, MG.

No mundo

12 de janeiro. Maxim Schapiro sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com The Los Angeles Chamber Symphony Orchestra sob regência de Villa-Lobos. University of California at Los Angeles (UCLA), Los Angeles, Califórnia, EUA.

29 de janeiro. Jacques Klein interpreta obras de Beethoven (2 Rondós e Sonata No.32) e Chopin (Barcarola, Balada No.4) e Prokofieff (Sonata No.7). Concerto em homenagem à memória de Willian Kapell, que foi professor de Jacques e falecera em outubro do ano anterior. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

24 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto de Schumann com a Philharmonia Orchestra sob regência de Norman Del Mar. Royal Festival Hall, Londres, Reino Unido.

27 de março. Jacques Klein sola o Concerto 'Imperador' de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Henry Krips. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

21 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Tonkünstler-Orchester sob regência de Hans Moltkau. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

11 de maio. Maria Augusta Menezes de Oliva interpreta obras de Mozart (Sonata No.16), Beethoven (32 Variações em dó menor), Schumann (Carnaval Op.9), Villa-Lobos (Bachianas brasileiras No.4), Debussy (um Prelúdio e L'isle joyeuse). Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

9 de junho. Carmen Vitis-Adnet interpreta obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.18), Chopin (um Noturno, 3 Estudos Op.10, Polonaise-fantaisie Op.61), Camargo Guarnieri (Dança negra), Prokofieff (Sonata No.5) e Claudio Santoro (Dança brasileira). Musikverein (Brahms-Saal), Viena, Áustria.

27 de julho. Jacques Klein e Friedrich Gulda solam o Concerto para dois pianos e orquestra de Mozart com a orquestra não-especificada (talvez Orquestra Filarmônica de Buenos Aires) sob regência de Jean Martinon. Gran Teatro Metropolitan, Buenos Aires.

1 a 12 de setembro. Carmen Vitis Adnet Graf é uma das finalistas, com diploma especial, do Concurso Internacional de Música ARD (Munique, Alemanha), criado em 1952. Ficaram empatados em 1º lugar os pianistas Ingrid Haebler (Áustria) e Fernande Kaeser (Suíça).

20 de setembro a 3 de outubro. Maria Clodes Jaguaribe é uma das finalistas (embora não classificada) e recebe medalha na categoria feminina do Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Lucy Salles também é finalista (não classificada) e recebe diploma especial na mesma categoria. Não houve 1º prêmio neste ano. Ficaram em 2º lugar, empatadas, a austríaca Ruslana Antonowicz e a francesa Cécile Ousset.

6 de outubro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (2 rondós Op.52, Sonata No.32), Chopin (Barcarola, Balada No.4), Villa-Lobos (Lenda dos caboclo) e Prokofieff (Sonata No.7). Avholdshjemmet, Ålesund, Noruega.

30 de outubro. Maria Augusta Menezes de Oliva sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Filarmônica de Viena sob regência de Hans Knappertsbusch. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

2 de novembro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (2 Rondós Op.51, Sonata No.32), Chopin (Barcarola, Balada No.4), Villa-Lobos (Lenda do caboclo) e Prokofieff (Sonata No.7). Teatro Augustus, Gênova, Itália.

8 de novembro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (10 Variações sobre La stessa, la stessissima, Fantasia Op.77, Sonatas No.24 e No.29). 1º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

15 de novembro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.4, No.19 e No.20, 6 Variações sobre um tema original Op.34, 15 Variações e fuga Op.35). 2º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

17 de outubro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (2 Rondós Op.52, Sonata No.32), Chopin (Barcarola, Balada No.4) e Prokofieff (Sonata No.7). Aulaen, Oslo, Noruega.

22 de novembro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (12 Variações sobre um tema do balé "Das Waldmaedchen", Sonatas No.17, No.9 e No.28). 3º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

26 de novembro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.2 com a Cincinnati Symphony Orchestra sob regência de Thor Johnson. Music Hall, Cincinnati, Ohio, EUA. [acesse aqui o programa]

27 de novembro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.2 com a Cincinnati Symphony Orchestra sob regência de Thor Johnson. Music Hall, Cincinnati, Ohio, EUA. [acesse aqui o programa]

29 de novembro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.15 e No.18, 6 Variações sobre o dueto "Nel cor più non mi sento, Rondo a capriccio Op.129, 11 Bagatelas Op.119). 4º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

6 de dezembro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.1, No.16 e No.23, 24 Variações sobre a ária "Vieni amore", Prelúdio Op.39 No.2 em todos os tons maiores). 5º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

10 de dezembro. Jacques Klein interpreta obras de Mozart (Sonata No.12), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Brahms (16 Valsas Op.39), Chopin (Balada No.1, um Noturno, e Scherzo No.1). Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

13 de dezembro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.5, No.6, No.25, No.32, Rondó Op.51 No.1, Rondó Op.51 No.2). 6º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

26 de dezembro. Recital com participação de Walter Berry (canto), Friedrich Gulda (piano) e Jacques Klein (piano) com obras do poeta Christian Morgenstern recitadas por Albin Skoda. Provavelmente, além da declamação, foram interpretadas canções de autores diversos sobre poemas de Morgenstern. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.