Rubinstein, Villa-Lobos e Nazareth

No acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault, apareceu um programa de recital no Hotel dos Estrangeiros em 28/06/1918, que já seria extraordinário pelos músicos que participaram: os pianistas Ernani Braga, Barrozo Netto e Sylvia de Figueiredo, dentre outros músicos. Porém há uma grande curiosidade que torna este documento único. 

No final do programa consta a seguinte informação: “Baile - Orquestra Andreozzi (do Odeon)”. Ou seja, a orquestra de Eduardo Andreozzi, que tocava no Cinema Odeon, e da qual participavam neste ano ninguém menos que Heitor Villa-Lobos no violoncelo e Ernesto Nazareth no piano! Não sabemos se ambos estavam trabalhando na orquestra neste baile específico, que ocorreu fora do cinema Odeon, mas a probabilidade é grande.

Outra curiosidade é que, neste ano, o grande pianista polonês Arthur Rubinstein fez sua estreia nos palcos cariocas. Seu sucesso na cidade foi tão grande, que acabou tocando 12 recitais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao longo de todo o mês de junho de 1918.

Segundo levantamento feito pelo IPB (disponível na Linha do tempo do site), podemos ver que Rubinstein tocou no TMRJ nos dias 27 e 29 de junho, ou seja, no dia anterior e posterior a este baile que ocorreu no Hotel dos Estrangeiros, o que torna possível que ele estivesse presente no evento.

Rubinstein conheceu tanto Villa-Lobos como Nazareth alguns dias antes, primeiramente visitando o Cinema Odeon, e se impressionando com a música de cada um deles separadamente (segundo relatos de sua autobiografia, e do maestro Francisco Mignone), e depois em um jantar na residência de Henrique Oswald. Depois disso, houve um famoso encontro em que Villa foi para quarto de hotel em que Rubinstein estava hospedado, e apresentou a ele várias de suas músicas junto com alguns de seus amigos músicos (talvez da Orquestra Andreozzi). E é possível que o hotel fosse justamente o Hotel dos Estrangeiros.

Futuramente publicaremos mais detalhes sobre este encontro entre Rubinstein e Villa-Lobos.