Obra de Paulo Luis Vianna Guedes agora disponível!

É com prazer que anunciamos a disponibilização da obra do compositor gaúcho Paulo Luis Vianna Guedes, que dividiu sua carreira entre o violino, a composição e a medicina. Berenice Guedes Mussnich, filha do compositor, gentilmente doou ao IPB 21 de suas obras para serem disponibilizadas gratuitamente, em homenagem ao centenário de Paulo Guedes, que ocorreu em 2016. Agradecemos também ao prof. Guilherme Goldberg, que autorizou a disponibilização das partituras que editou através das Edições Goldberg. Suas obras abrangem diversas formações, como piano solo, coro, orquestra, e formações camerísticas como violino e piano, canto e piano, e dois violões, e são em sua maioria inéditas em gravação.


Paulo Guedes ao piano

Abaixo disponibizamos uma breve biografia do compositor fornecida por Berenice Guedes, e sua listagem de obras, com os respectivos PDFs para download.

Paulo Luis Vianna Guedes nasceu em Porto Alegre, RS, em 14 de novembro de 1916. Em 1934, graduou-se em Música pelo então Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, em 1939, formou-se na Faculdade de Medicina da mesma universidade. Integrou o primeiro grupo de médicos a iniciar a formação psicanalítica em Porto Alegre, tornando-se um dos fundadores da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Em 1936, ingressou como Professor Assistente da disciplina de Conjunto de Câmara no Instituto de Artes, mais tarde assumindo o cargo de Professor Catedrático. Naquela faculdade, lecionou também História da Música. Em 1940, foi nomeado Professor Assistente da disciplina de Clínica Psiquiátrica da Faculdade de Medicina da UFRGS, onde, em 1942, defendeu tese de doutorado, tendo sido aprovado com distinção. Em 1944, fez concurso para Livre-Docente de Psiquiatria naquela faculdade e, em 1950, assumiu a disciplina de Psiquiatria. Sob sua orientação, em 1957, foram criados os cursos de Pós-graduação em Psiquiatria. Fundou as Jornadas Sul-Riograndenses de Psiquiatria Dinâmica. Publicou diversos trabalhos científicos nas áreas de Psiquiatria, Psicanálise, Psicoterapia Analítica de Grupo, Psicologia Médica e Ensino Médico. Por dez anos, integrou o Quarteto Oficial do Instituto de Artes como violinista.
A composição musical sempre foi uma de suas paixões. Tocava diversos instrumentos, especialmente o violino.

Catálogo de obras (clique sobre o título de cada peça para fazer o download em PDF)

Piano solo

Suite infantil (completa)
I. Crianças brincando
II. Corrupio
III. Acalanto

4 Esboços brasileiros (completo)
I. Chorinho
II. Cantiga
III. Toada
IV. Dança

Caixinha de música

Valsa

Dois violões

Chacone

Violino e piano

Impromptu (Improviso)

Oração

Canto e piano

Modinha (versos de Carlos Drummond de Andrade)
Trovas (versos de Ovídio Chaves)
Cantiga de amor (versos de Fernando Guedes)

Orquestra

Suíte para orquestra (transcrição dos Quatro esboços brasileiros, escritos originalmente para piano) (não disponível)

Flauta, violão e orquestra de cordas

Três pequenas peças em caráter popular para flauta, violão e orquestra de cordas (completo)
I. Ponteio
II. Seresta
III. Dança

Coro

Brinquedo de roda (não disponível)
Praga triste (não disponível)

Voz solista e coro misto a capella

3 Canções prá Madeleine (versos de Antonio Messias e Paulo Guedes) (completo)
I. A moda da moça muda
II. Modinha
III. Menina dos óio grande

--
Alexandre Dias