Inauguração da sala do IPB em Brasília!


Prezados amigos,

Nesta segunda, dia 11/06, será a inauguração da sala do IPB, em Brasília, um espaço dedicado ao piano brasileiro, em suas diversas vertentes. Nela, pretendemos realizar cursos, masterclasses, audições comentadas, investigação de repertório pianístico, e exposição de documentos raros de nosso vasto acervo.

Para a inauguração, fiz a curadoria de uma exposição muito especial, composta inteiramente de itens do acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doados ao IPB por seu filho Georges Mirault. Há manuscritos de Villa-Lobos e Mignone, fotos originais de Guiomar Novaes e Fructuoso Vianna, programas de concerto de Martha Argerich, Arthur Rubinstein e até Igor Stravinsky no Rio de Janeiro, que oferecem um vislumbre da história do piano no Brasil ao longo do século XX.
A sala estará aberta para visitação a partir das 17h.

Às 17:30 falarei sobre as atividades do IPB e nossos objetivos, e às 18:30 faremos um sarau com grandes músicos (divulgaremos em nossa página no facebook a lista dos músicos que confirmaram).
Esta será a pedra fundamental da sala, e com o tempo iremos estabelecer uma programação para o público, alternando eventos gratuitos e pagos.

Agradeço a todos que têm apoiado este projeto desde sua criação em 2015, e que compartilham do sonho de engrandecer o piano brasileiro!

Abaixo compartilhamos algumas fotos da sala. Em breve publicaremos um post inteiramente dedicado à exposição.

--

Alexandre Dias