Curso: Técnicas de Oratória para Músicos

O IPB oferecerá em agosto o curso "Técnicas de oratória para músicos", a ser ministrado pela profª Eloiza Limeira às quintas-feiras nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto de 2018, das 13h às 16h na sala do Instituto Piano Brasileiro (CLN 412 Bloco B Sala 26 Subsolo - Brasília).

O limite de vagas para a 1ª turma é de 10 alunos.

Clique aqui para preencher o formulário de intenção de matrícula. Entraremos em contato com as informações de pagamento. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para institutopianobrasileiro@gmail.com

Informações sobre o curso

Objetivo
Capacitar os músicos para uma comunicação em público efetiva, também desenvolvendo habilidade de formação de plateia com linguagem bela e acessível, possibilitando aos ouvintes uma vivência musical mais completa.

Conteúdo Programático

- O que é oratória e seus benefícios;
- Elementos da Ciência Oratória: o eixo da boa comunicação;
- Saber lidar com o medo e ansiedade de falar em público:
- Técnicas de Retórica;
    - Expressão corporal (Postura, Gesticulação e Movimentação);
    - Expressão facial;
    - A voz (respiração correta, entonação, vícios, dicção e saúde vocal);
    - O Olhar.
- Persuasão: Liderança e Domínio ante o público;
- Empatia e feedback;
- A Oratória do discurso escrito: técnicas de leitura envolvente;
- Dicas para boa comunicação com imprensa: TV, rádio e impresso;
- Introdução ao preparo do material: organizando ideais e adaptando linguagem para os diversos tipos de público (do leigo ao músico);
- Construção do discurso e ensaio da fala.

Metodologia
Aulas expositivas, dinâmicas e exercícios que possibilitarão a prática das técnicas e o acompanhamento dos participantes por parte do instrutor. Durante as aulas todos os participantes terão a oportunidade de executar pequenas peças de oratória, que serão filmadas, permitindo assim ao treinando acompanhar o seu próprio desenvolvimento. Serão feitas auto avaliações dos alunos, através de questionário escrito e diálogo em grupo, ao início e término do curso, para uma percepção eficiente dos resultados e acompanhamento de forma mais objetiva pelo instrutor. Recital de encerramento com apresentações de 1 peça musical por participante, antecedida por explicação desenvolvida durante a aulas de oratória pelo aluno.

Carga Horária
Quatro aulas com duração de três horas cada, com intervalo de 20 minutos para coffee break, que incluirão aulas práticas e teóricas, mais passagem de palco e recital final com duração de três horas (previsão máxima), resultando assim, num total de 15 horas-aula.

Local e Data
Datas e horários: dias 9, 16, 23 e 30 de agosto de 2018
Local das aulas: Sala do Instituto Piano Brasileiro (IPB) - CLN 412 Bloco B Sala 26 Subsolo, em Brasília.
Local do recital: a confirmar.

Número de participantes
Máximo de 10 participantes para a primeira turma.

Valor do curso
R$ 480,00 para pagamento à vista, por transferência bancária.

Sobre a Instrutora
A professora Eloiza Limeira ministra cursos de capacitação pessoal e profissional – Oratória, Comunicação Assertiva, Excelência no Atendimento, Etiqueta Profissional e Pessoal, Ética e Desenvolvimento Humano e Técnicas de Estudos – em organizações públicas e privadas em vários estados brasileiros há 15 anos. Tem ampla experiência como palestrante em temas como Qualidade de Vida, Voluntariado, Harmonização de Conflitos e Apreciação Musical, Literatura, Filosofia, Ética, dentre outros. Coordenadora do projeto nacional Oratória Nova Acrópole, presente em sete Estados. Trabalhou como educadora musical de crianças e jovens do Projeto Crianças para o Bem. Professora voluntária da Organização Internacional Nova Acrópole e Já atuou como Diretora Nacional do Instituto de Artes Tristán e da Nova Acrópole de Cuiabá.