6º Relatório do Instituto Piano Brasileiro - Abril de 2016

Saudações pianísticas!

Apresentamos aqui o 6º relatório do IPB.

O IPB conta com 40 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria: https://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro .

Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), a partir de 20 reais, e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem do álbum de partituras deste mês segue abaixo:

01. Carlos Gomes (1836-1896) e F. L. Bittencourt Sampaio (1834-1895)– Quem sabe ?!..., modinha
02. Leopoldo Miguez (1850-1902) – Historieta (No.2 das 12 peças características para piano)
03. Aurélio Cavalcanti (1874-1915) – Coió sem sorte!!!..., tango
04. Barrozo Netto (1881-1941) – Estudo de agilidade No.1
05. José Carvalho de Bulhões (1881-1941) – Política, polca
06. Arthur Napoleão (1843-1925) – Estudo No.4 “Au foyer” (da série 18 estudos para virtuoses)
07. Eduardo Souto (1882-1942) – No mundo da lua, fox-trot
08. Luiz Levy (1861-1935) – Valsa lenta Op.22
09. Carlos Pagliuchi (1885-1963) – Sertanejo, batuque- dança brasileira
10. Fábio Neves (1985) – Miniatura No.1


Nosso programa de rádio Piano Brasileiro chegou à 28ª semana!  Os programas mais recentes foram dedicados a Henrique VogelerYara BernetteEgberto Gismonti, Jacques Klein, e Arthur Camillo.

O programa é veiculado todos os domingos às 13h na Rádio MEC FM (99,3 MHz, Rio de Janeiro), com reprise nas quintas às 18h30, e é retransmitido pela Rádio Batuta, que oferece os programas para audição a qualquer momento neste link.


O IPB está aberto para patrocinadores que queiram dar visibilidade para sua marca através de nossos canais (site e página no facebook). Para saber mais, entre em contato através do e-mail institutopianobrasileiro@gmail.com .


O IPB agora possui uma Newsletter! O campo para cadastrar seu e-mail está disponível no rodapé do site.


Em nossa página no facebook, publicamos posts diários, trazendo diversas novidades e informações sobre o universo do piano brasileiro. A série "Por dentro das partituras", por exemplo, conta agora com 28 vídeos. Acessem nesta playlist.

Abaixo temos um exemplo desta série de vídeos, com a partitura da Valsa Suburbana de Lorenzo Fernandez, sincronizada sobre a gravação do pianista Arnaldo Estrella.

Também preparamos um vídeo especial com diversas obras de arte que ilustram o piano ao longo da história, por grandes pintores como Renoir, Klimt, Matisse, Picasso, Cezanne, e outros. Assistam ao vídeo abaixo:

Para acompanharem os vídeos produzidos pelo IPB, increvam-se em nosso canal no youtube!


O "2º Desafio IPB" recebeu 6 vídeos de 5 pianistas, que gravaram músicas de Ernesto Nazareth, compositor homenageado do mês. Confiram os resultados aqui. Em breve divulgaremos o próximo Desafio IPB, que será dedicado a Eduardo Souto.


Também realizamos uma entrevista com o pianista Antonio Vaz Lemes, que falou sobre seu novo CD "Sonata Brasileira". Confira a entrevista completa aqui. O IPB sorteou três exemplares deste CD em nossa página no facebook


Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados em nossa página do facebook no mês passado. 

Destacamos abaixo alguns dos posts do último mês:

IPB no Oscar! Nesta cena do filme Sonho de Amor (Song without end, 1960), uma espécie de continuação do filme de À noite sonhamos, dirigido pelo mesmo diretor, vemos Liszt (Dirk Bogarde) em uma celebração com músicas ciganas, e em seguida ele próprio interpretando sua Rapsódia Húngara No.6. O audio é tocado pelo grande pianista cubano-americano Jorge Bolet.

O escritor Antônio Xerxenesky publicou no Blog do IMS uma ótima matéria sobre nossa série "E se as trilhas de jogos utilizassem música brasileira para piano?". Confiram! http://www.blogdoims.com.br/ims/super-piano-bros

Pianista Neusa França falece aos 95 anos em Brasília. (matéria no Correio Braziliense)

Pianista Neusa França é responsável pela formação de várias gerações. (matéria no Correio Braziliense)

Documentário sobre Magdalena Tagliaferro. 

Nelson Freire, aos 25 anos, interpretando a Barcarola de Chopin.

Nelson Freire, aos 22 anos, interpretando o 2º mov. da Fantasia de Schumann.

O resgate dos pianeiros nas Transcrições Nazarethianas (entrevista com o pianista Hercules Gomes)

Mensagem do pesquisador Sandor Buys: "A descoberta da partitura de um tango da Chiquinha Gonzaga, do qual se sabia da existência, mas a partitura estava perdida. A partitura foi publicada em 1889. Esta descoberta foi noticiada há um tempo atrás, mas eu trago aqui mais detalhes e a cópia da partitura, assim como uma execução a piano pelo pesquisador Alexandre Dias." https://sandorbuys.wordpress.com/2016/03/13/676/

Novo CD de Nelson Freire, interpretando Bach! (matéria na Gazeta do Povo)

Hoje (20/03) a pianista Maria Teresa Madeira fará um recital histórico, lançando a gravação integral da obra de Ernesto Nazareth (um box com 12 CDs!). Sala Cecília Meireles, 17h.

Maria Teresa Madeira, após seu recital na Sala Cecília Meireles, lançando a gravação da obra integral de Ernesto Nazareth.

 

Foto histórica com algumas das personalidades mais proeminentes na música brasileira do início do século XX: Luciano Gallet (7º da esquerda para a direita), Henrique Oswald (8º da esquerda), Alberto Nepomuceno (3º da direita). Também constam na foto (sentadas) a pianista virtuosa Antonietta Rudge e a violinista Paulina D'Ambrosio.
Acervo José Ramos Tinhorão/IMS.
Fonte: seção de imagens do site Ernesto Nazareth 150 Anos
http://www.ernestonazareth150anos.com.br/images/

Capas de partituras IPB! Tristezas do Jeca, canção de Angelino de Oliveira. Ilustrador desconhecido.

Há um ano o site EN150 lançava os 18 arranjos Nazareth-Gnattali para dois pianos!
http://www.ernestonazareth150anos.com.br/posts/index/48

Está disponível agora o 3º e último volume contendo mais 70 músicas de Ernesto Nazareth em adaptações no formato melodia & cifra, feitas especialmente para o site EN150 por Paulo Aragão e Marcilio Lopes!
Esta é a primeira vez que tantas músicas de Nazareth são reunidas no formato melodia + cifra (190 no total). Com este lançamento, diversas músicas que até hoje estavam restritas ao universo dos pianistas poderão agora ser arranjadas com mais facilidade para outras formações instrumentais, especialmente as rodas de choro.
Os volumes 1, 2 e 3 podem ser baixados neste link do site EN150:
http://www.ernestonazareth150anos.com.br/posts/index/55
Lá também listamos todas as 53 músicas (destas 190) que até o momento só foram gravadas por pianistas, e portanto ainda não foram arranjadas para outras formações instrumentais.
Desejamos um bom mergulho na obra de Nazareth; mande-nos seu vídeo tocando alguma destas músicas!

 

Martha Argerich ao lado de Arthur Moreira Lima durante o Concurso Chopin de 1965, que ficaram em 1º e 2º lugares naquele ano, respectivamente. Agradecemos a Vinicius Ventino pelo envio desta histórica foto!