• Fotos raras de pianistas brasileiros na seção de imagens do IPB
    O site do IPB já disponibiliza mais de 800 fotos de pianistas brasileiros! Muitas destas imagens são raríssimas, e estão sendo disponibilizadas na internet pela primeira vez. Confiram em: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens No moisaico abaixo há 14 fotos de grandes pianistas brasileiras que estão em nosso acervo digital. Você consegue identificar todas?
  • Um sarau histórico com chorões pernambucanos e cariocas na residência de Neusa França, 1959
    Digitalizamos recentemente a gravação de um sarau histórico que ocorreu em 06/11/1959 na residência do casal Neusa e Oswaldo França, quando ainda moravam em Ipanema, Rio de Janeiro, pouco antes de se mudarem para Brasília. O áudio captura um momento histórico, em que vários chorões pernambucanos estavam presentes na então capital federal, e participaram de vários saraus, acolhidos por Jacob do Bandolim. Podemos ouvir os grandes violonistas Canhoto da Paraíba (então chamado de Sacristão, ou apenas Chico Soares), Zé do Carmo, Dona Ceça (Conceição Dias), Alfredo Medeiros, os bandolinista Rossini Ferreira e Jacob, o citarista Avena de Castro, e as pianistas Tia Amélia, Neusa França, Maria Alice Saraiva.
  • Uma carta de Camille Saint-Saëns a Barrozo Netto
    Se você vivesse em 1916 e tivesse a oportunidade de escrever a Camille Saint-Saëns, um dos maiores mitos do piano, você pediria que ele escrevesse uma peça dedicada a você? O pianista carioca Barrozo Netto fez isso, e recebeu uma resposta com delicada ironia francesa, confira abaixo.
  • Mario Braz da Cunha, o maior gravador de partituras do Brasil
    Quem já estudou em partituras brasileiras antigas, certamente já se deparou com uma curiosa inscrição abaixo do último compasso de várias delas: "Mário, gravador" Quem seria este gravador sem sobrenome, que aparece assinando centenas de partituras das décadas de 1920 e 1930?
  • Villa-Lobos por Aloysio de Alencar Pinto
    No dia 14 de maio de 1994, o pianista, compositor e grande musicólogo Aloysio de Alencar Pinto foi entrevistado por Maria Augusta Machado da Silva e Vasco Mariz, na residência deste último. O tema era um compositor caro a todos: Villa-Lobos, de quem Mariz é biógrafo. Aloysio conheceu Villa em Paris em 1933, tornando-se um grande amigo, e estudioso de sua obra.
  • Villa-Lobos Complete Works Box Set ou Onde estão as integrais brasileiras?
    “OBRA COMPLETA DE VILLA-LOBOS FINALMENTE É GRAVADA”. É o que gostaríamos de ver estampado na primeira página dos cadernos de cultura espalhados pelo Brasil. Para qualquer ouvinte ou colecionador de música clássica, a caixa acima seria um verdadeiro tesouro. Porém, caro leitor, esta caixa de 74 CDs infelizmente não existe, e provavelmente não existirá tão cedo.
  • Obra da pianista Tia Inah agora disponível para todos
    Conhecer a obra de uma pianista paulista que viveu de 1906 a 2003, e compôs mais de 150 choros, valsas, tangos e mazurcas não tem preço. É o que se torna possível agora com a disponibilização da obra de Inah Machado Sandoval, conhecida como Tia Inah.