• Rubinstein, Villa-Lobos e Nazareth
    No acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault, apareceu um programa de recital no Hotel dos Estrangeiros em 28/06/1918, que já seria extraordinário pelos músicos que participaram: os pianistas Ernani Braga, Barrozo Netto e Sylvia de Figueiredo, dentre outros músicos. Porém há uma grande curiosidade que torna este documento único.
  • Um sarau histórico com chorões pernambucanos e cariocas na residência de Neusa França, 1959
    Digitalizamos recentemente a gravação de um sarau histórico que ocorreu em 06/11/1959 na residência do casal Neusa e Oswaldo França, quando ainda moravam em Ipanema, Rio de Janeiro, pouco antes de se mudarem para Brasília. O áudio captura um momento histórico, em que vários chorões pernambucanos estavam presentes na então capital federal, e participaram de vários saraus, acolhidos por Jacob do Bandolim. Podemos ouvir os grandes violonistas Canhoto da Paraíba (então chamado de Sacristão, ou apenas Chico Soares), Zé do Carmo, Dona Ceça (Conceição Dias), Alfredo Medeiros, os bandolinista Rossini Ferreira e Jacob, o citarista Avena de Castro, e as pianistas Tia Amélia, Neusa França, Maria Alice Saraiva.
  • Villa-Lobos Complete Works Box Set ou Onde estão as integrais brasileiras?
    “OBRA COMPLETA DE VILLA-LOBOS FINALMENTE É GRAVADA”. É o que gostaríamos de ver estampado na primeira página dos cadernos de cultura espalhados pelo Brasil. Para qualquer ouvinte ou colecionador de música clássica, a caixa acima seria um verdadeiro tesouro. Porém, caro leitor, esta caixa de 74 CDs infelizmente não existe, e provavelmente não existirá tão cedo.